Há dias lia na Visão que os portugueses consomem, em média, 96g de açúcar por dia. É nada mais, nada menos, que quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (máximo de 50g/dia para um dieta de 2000 calorias).
Porque é que isto é preocupante? Pelas possíveis consequências que daí advêm: obesidade, hipertensão, hiperglicémia, alteração dos valores dos triglicéridos e colesterol, mau estado da pele e existem fortes indícios (apesar de ainda não estar totalmente provado) de estar associado ao cancro. É igualmente um "alimento" que poderá afectar negativamente a felicidade humana.
Agora que me decidi a reduzir o meu próprio consumo diário de açúcar, tenho estado mais atenta, inclusive ao açúcar escondido nos alimentos. Então nos snacks dirigidos a crianças, é um dó! Experimentem ir ao hipermercado e constatem como nesta área, há cada vez mais alimentos recheados de açúcar.
Mas como saber a quantidade de açúcar que consome por dia? Fazendo somas. Os fabricantes são obrigados a indicar nas suas embalagens a quantidade de açúcar dos produtos. Normalmente vem numa indicação que refere assim "Hidratos de Carbono, dos quais: Açúcares". O valor que lhe interessa é o da linha onde se refere a palavra Açúcares. Este valor normalmente aparece indicado por dose.
Vá somando ao longo do dia a totalidade de açúcar e obterá um valor aproximado do que consome.
Então? Ultrapassou ou está dentro dos limites? Quando fiz isto pela primeira vez, confesso que ultrapassei e não foi pouco.
Só para ter uma ideia, recolhi informação sobre a quantidade de açúcar em alguns alimentos (claro que isto varia de marca, para marca). Espreite a figura a seguir:
O que me surpreendeu, é que com estes valores de açúcar "escondidos" o limite recomendado é facilmente alcançável. Mas nada como estarmos atentos. Se quisermos, é possível reduzir o consumo, para níveis bem mais saudáveis.
Imagem: Mafalda S.
Ai Mafalda confesso que tenho medo de fazer as contas :/
ResponderEliminar50 g por dia? Isso é pouquissimo... muito dificil de cumprir, não?!
ResponderEliminarAdmito que foi o que também pensei, que seria dificil cumprir e tão fácil passar.
ResponderEliminarBem, nem preciso de fazer muito as contas. Tenho a certeza que passo imenso, sobretudo depois de ter lido este post e ter análisado a imagem.
Mas todos os beneficios valem o esforço! Toca a tranalhar contra o excesso de açucar! :)
Olá, Mafalda!
ResponderEliminarSeu blog é maravilhoso! Amei as postagens!
Já estou te seguindo!
Beijinhos!
meninadacasarosa.blogspot.com.br
Olha e não é que eu fiquei surpreendida pela positiva? Olhando para os exemplos eu de um modo geral devo cumprir pois apenas como todos os dias corflakes com um iogurte. É claro que depois há as outras refeições, mas por norma não bebo sumos nem como sobremesa. Bolachas tambem é coisa que não me diz muito. Além disso, só mesmo o açucar no café (1 a 2 por dia).
ResponderEliminarEstou a portar-me bem :)
Bjos