Hoje venho fazer mais um ponto de situação do meu «plano para destralhar totalmente a casa». Como vês, ainda não desmotivei, pois tenho aplicado técnicas de motivação (nem me lembrava, mas tenho um post antigo sobre o assunto). O que mais me inspira a continuar, para além de ir vendo resultados, é ir obtendo mais informação sobre o assunto. Praticamente sempre antes de destralhar, leio um excerto de um livro, ou algum artigo na blogosfera sobre o tema e... zás, a motivação surge em força!
Bom, mas vamos ao ponto da situação:
Número de áreas a destralhar e organizar
Se já conheces o meu plano, sabes que distribui o destralhamento e organização por áreas muito pequenas. Assim, neste momento, de um total de 210 áreas, faltam-me (supostamente - abaixo explico isto) 159 áreas! Já tenho por isso trabalho adiantado até à semana de 21 a 27 de Setembro de 2015. A sério, até estou surpreendida.
Surgimento de imprevisto
Pois, aqui é que a coisa não correu tão bem. Cometi um erro tão, mas tão básico. Não é que ao registar todas as áreas da minha casa, me esqueci completamente da despensa? Ou seja, não apontei 17 áreas pequenas, daquela divisão.
Dado isto, tive de reformular o plano. No total, afinal passo a considerar 210 áreas + 17, o que dá 227 áreas para destralhar e organizar. Assim, faltam-me organizar 159 áreas + 17 = 176 áreas.
Paciência, o importante é que quando surgem problemas, podemos/devemos corrigi-los e seguir em frente.
Uma ideia para destralhar mais eficazmente - destralhar e organizar por «categoria» de objecto
A ideia é fazer uma ronda pela casa inteira e reunir todos os objectos da mesma categoria, num único espaço. Antigamente, organizava por área (hoje o quarto, amanhã a casa-de-banho, etc.), mas esta técnica, para mim, é muito mais eficaz!
Vou mostrar como exemplo, a organização dos meus produtos de higiene e beleza:
Até fiquei parva! Jamais imaginei que teria tantos produtos. A foto do lado esquerdo nem sequer mostra tudo, pois ainda contorna o canto da divisão e continua...
Tinha produtos na despensa, nas 2 casas-de-banho e em todos os quartos. Parte deles até foram oferecidos, mas outros eu própria comprei (por exemplo gel de duche... bem, tinha 10 frascos!).
A questão é que por vezes compramos o mesmo tipo de produtos e, como o guardamos em várias áreas da casa, nem nos apercebemos que os temos (imagina que só batons do cieiro tinha 4: em malas, no quarto...). E aí, repetimos a compra e atulhamos a casa desnecessariamente.
Produtos que não uso deitei fora ou dei a quem usa. Claro que não deitei para o lixo os 10 géis de banho. Mas reuni-os num só local (outro aspecto importante: tentar arrumar objectos da mesma categoria num só local!). Assim, suspeito que daqui a algum tempo, à medida que for utilizando os produtos, ainda vou ficar com mais espaço do que aquele que tenho agora. Basicamente o que está a uso, guardei na casa-de-banho. As reservas de produtos ficaram na despensa (foto da direita).
Um outro benefício desta técnica, é que acaba por estimular e facilitar a organização de mais do que uma área por dia. No exemplo acima, quando organizei os produtos de higiene e beleza, reuni todos os produtos e destralhei tudo de uma só vez. Em consequência, acabei por organizar não uma área, mas 6 em 2 únicos dias (num recolhi os produtos, no outro destralhei e arrumei-os)!!!
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Estou ansiosa para daqui a algum tempo, ver a minha casa totalmente destralhada. Realmente, não fui tão longe quanto devia na primeira vez que o fiz. Mas por agora estou no bom caminho!
Fotos: Mafalda S.