Já há um bom tempo (anos, diga-se) que não compro uma agenda (apesar de não viver sem elas!). No meu caso, a agenda tem mesmo de ser personalizada por mim, adaptada às minhas necessidades (só assim é verdadeiramente útil).
Tenho sempre 2 agendas: a de casa e a do trabalho. Faço-o para conseguir separar as águas (não trazer trabalho para casa e nem levar problemas de casa para o trabalho). Mas isto é o que funciona comigo. Contigo, por exemplo, pode ser absolutamente diferente. E acho, francamente que deves adaptar a tua agenda ao que precisas na tua vida.
Já tinha falado de ambas e podes encontrar informação mais detalhada nos respectivos posts, mas para já, eis um resumo do que funciona comigo:
AGENDA DO TRABALHO:
Características:
- Tenho um caderno parecido com o da imagem (um bocadinho mais giro, mas pronto);
- Tem de ter capa dura, para não chegar a meio do ano todo amassado e com mau aspecto;
- Tem tamanho A5 para poder levá-lo a qualquer lado na minha mala;
- Não tem argolas, porque ao fim de muito uso, acabo quase sempre com algumas folhas separadas;
- As folhas não devem de ter indicação de data (prefiro colocá-las a cada dia, porque uns dias escrevo mais do que noutros, e assim aproveito todo o espaço disponível).
Como a organizo:
- Na capa coloco uma pequena etiqueta a identificar o ano a que se refere (ok, mas só depois da ter utilizado na totalidade);
- Na contracapa coloco um pequeno calendário do ano;
- Nas páginas finais colo "folhas mensais" (tabelas que englobam todos os dias cada mês, onde registo todos os lembretes importantes, como reuniões, prazos de avisos prévios de contratos, etc.);
- As restantes folhas do caderno ficam livres para escrever. E o que escrevo é o seguinte:
a) data do dia em questão;
b) tarefas do dia (cujo título sublinho a verde florescente) - quando todas as tarefas de uma página da agenda estão concluídas, faço um «asterisco» no início da página. Na Segunda-feira verifico se alguma tarefa ficou pendente da semana anterior (claro que já não me preocupo com as páginas que têm o asterisco);
c) outros assuntos (cujos títulos sublinho a amarelo florescente). São assuntos que não quero esquecer, mas que não correspondem a tarefas (pode ser por exemplo o resumo de uma reunião, etc.).
A minha opinião:
Nunca tive uma agenda tão descomplicada. E sendo mais simples, não há áreas inúteis que não utilize. Adoro este sistema e vou mantê-lo.
AGENDA DE CASA:
Características:
- Trata-se de um dossier A4 - para poder colocar as facturas a pagamento numa mica e, como não ando com ela por aí... pode ter este tamanho;
- Tem separadores, consoante o assunto.
Como a organizo:
- Está dividida pelas seguinte áreas:
a) plano anual (está relacionado com os objectivos que quero alcançar em cada ano e com as respectivas tarefas para os concretizar);
b) folhas mensais (semelhantes às que uso no trabalho, para escrever os meus lembretes);
c) "to do list" (semanal);
d) ementas;
e) compras;
f) dinheiro (orçamento-base, mais folhas de registo de receitas e despesas);
g) contratos (calma, é só uma lista resumo);
h) exercício (deveria servir para registo de exercício físico, mas de momento não estou a utilizar);
i) blog;
j) inspiração (porque há que ter um espaço para registar as boas ideias que vão surgindo);
k) aniversário (mais uma lista, que só actualizo quando há aniversários «novos»);
l) contactos (onde guardo os contactos importantes).
A minha opinião:
Tenho de simplificar esta agenda, como fiz com a do trabalho, mas por enquanto vou mantê-la mais um tempo. Uma boa inspiração é esta agenda da Rita, está super-prática (e mais uma vez, adaptável às necessidades de cada um).
E tu, já tens agenda para o ano que vem?
Foto: Jon Dunning
Olá Mafalda! Obrigada pela referência e um excelente fim de semana!
ResponderEliminarOlá Mafalda:)
ResponderEliminarEu utilizo sempre uma agenda que está na minha cozinha que é normalmente onde mais vezes pego nela. É uma agenda normal de compra que personalizei com uma capa feita por mim, qualquer dia mostro. Só sei dizer que já não vivo sem ela:)
A de 2014 ainda não comprei porque estou à espera das mais baratas:)
Adorei a tua, qualquer dia faço o mesmo.
Bom fim-de-semana!
Beijinhos
Há muito que deixei de usar agendas... acontecia comprá-las e a meio do ano deixar de usar! Agora é só telemóvel e outlook... modernices!! que nos obrigam sempre a levar o trabalho para casa :(
ResponderEliminarVocê já tentou o Google agenda e o Task?
ResponderEliminarEstou utilizando há alguns meses e não quero mais saber de agenda em papel.
Creio que já experimentei de tudo um pouco. Mas no meu caso pessoal, acabo sempre por regressar ao papel, é o que funciona melhor comigo.
EliminarBjs
Eu já comprei a minha agenda de 2014. É uma só para anotar tudo: assuntos de casa, da faculdade, do trabalho, lazer. Desta forma consigo ver tudo em um único local. As coisas mais importantes escrevo de caneta rosa para destacar. E as agendas digitais de celular e email não funcionam comigo.
ResponderEliminarBeijos e sucesso em 2014!!