Mais um mês terminou e é chegada a altura de novo balanço, no que toca aos meus objectivos de Ano Novo (se ainda não os conhecem, espreitem
aqui).
Continuo a registar diariamente (em palavras breves) o que fiz em cada dia e as dificuldades que senti. Sinto que este registo, me impulsiona a continuar.
No que respeita às minhas maiores dificuldades, já me apercebi que são o cansaço e o stress. Tenho por isso de investir em estratégias para os combater.
De qualquer modo, tenho-me saído bem. Querem ver?
Objectivo 1: Ser mais feliz
- Rituais associados ao
objectivo: utilizar, no mínimo durante 15 min por dia, uma estratégia
para a felicidade.
- Avaliação: diariamente tenho utilizado uma destas estratégias, e até sinto que esta tarefa se está a tornar um hábito. Noto é que em Fevereiro utilizei muitas vezes a mesma estratégia. É um aspecto a melhorar, pois no campo da «felicidade» é necessário ir variando.
Objectivo 2: Fazer um check-up médico
- Rituais associados ao
objectivo: realizar exames solicitados pelo médico de família.
- Avaliação: Fiz análises e realizei todos os exames solicitados.
Objectivo 4: Ter mais
tempo para actividades significativas e prazerosas
- Rituais associados ao
objectivo: eliminar, pelo menos num dia por semana, algo supérfluo da
minha vida (tralha, compromissos não obrigatórios, e-mails que não interessam,
etc.).
- Avaliação: na realidade tenho feito isto quase todos os dias. Um dia elimino tralha de uma gaveta, noutro de uma prateleira, etc. Escolhos as áreas maiores para quando me sinto menos cansada (por ex. ao fim-de-semana) e áreas que praticamente já estão organizadas nos dias em que estou exausta. Estou a tentar fazer esta tarefa (por menor que seja) todos os dias, para me manter focada neste objectivo. Sinto que também se está a tornar um hábito.
Objectivo 5:
Iniciar um novo projecto relacionado com a temática da
"felicidade"
- Rituais associados ao
objectivo: ler, pelo menos 3 vezes por semana, os livros sobre
"felicidade" que tenho em casa.
- Avaliação: Tenho lido praticamente todos os dias. Já é um hábito, definitivamente.
E o que fazer daqui para a frente?
No próximo mês vou concentrar-me no objectivo 3 (fazer uma alimentação mais saudável), onde terei de incluir, em pelo menos 4 jantares por semana (o almoço é consumido no trabalho) legumes para além da sopa.
Vamos ver como corre...
Mas o balanço é positivo. Nunca imaginei que em tão pouco tempo, pudesse alterar tanto a minha vida. Creio que o segredo é mesmo fazer um pouco todos os dias.
««»»
E convosco? Como está a decorrer a
concretização dos vossos objectivos? Está a correr bem ou puseram-nos de lado?
Não desistam, imaginem só o que podem mudar na
vossa vida, no espaço de 1 ano. O poder para isso, está nas vossas
mãos!
Foto: White Ribbons
Obrigado pela partilha!! bjinho
ResponderEliminarEste post incita-me a fazer uma meditação urgente sobre a minha vida. tenho seguido atentamente os teus posts, mas confesso que tenho procrastinado. é aí que reside o meu problema. Acho que tenho todas as directrizes para decisir mudar a minha vida. Se os outros conseguem, porque não hei-de eu ter essa motivação?
ResponderEliminarObrigada pelos testemunhos na primeira pessoa.:)
Beijinho e boa continuação
Exato. O meu problema é o mesmo da Alice. Tenho objetivos e pequenas tarefas a cumprir (relacionadas com a faculdade). No entanto, tenho chegado tão cansada e stressada a casa que só tenho vontade de me deitar na cama. E aí começa a procrastinação: Não faço os trabalhos que tenho de fazer e não medito nem faço exercicios de relaxamento.
ResponderEliminarAdoro ler este blog. Seja pelas dicas, pelos testemunhos, seja pela consciência que ajuda a desenvolver no leitor. Adoro mesmo.
Obrigada pela partilha e parabéns.
Beijinhos
Olá Rosicler. Obrigada pelas tuas palavras simpáticas.
EliminarDurante a semana também me sinto estoirada. Mas a forma de conseguir concretizar os meus objectivos, passa por realizar tarefas bem pequenas. Parece pouco, mas as coisas vão-se fazendo.
De qualquer modo, podem dar uma espreitadela num post antigo, com sugestões para pôr um fim na procrastinação. Espreitem aqui:
http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2012/03/como-parar-de-adiar-tarefas-e-projectos.html
Beijinhos
Muito bem, fazendo um super follow-up!
ResponderEliminarAmanhã estarei por aqui, já estou curiosissima!
bj Sandra
http://projetandoepssoas.blogspot.com.br//