Eu até tento apreciar o tempo frio, mas definitivamente, não sou fã. Então na semana passada... Jesus! Saía do quarto quentinho para uma cozinha onde rondavam os 9.º C. Pensei seriamente em desligar o frigorífico, ao menos poupava na luz (estou a brincar).
Este é um dos aspectos que quero melhorar cá em casa, porque noto que afecta o meu bem-estar e a minha produtividade. Parte das tarefas que costumo fazer pela manhã, acabam por não ser feitas, por este motivo mesmo: o malvado do frio. Nem consigo apreciar o que a manhã tem de melhor, só consigo puxar as mantas para tapar ainda mais a cabeça.
Cá em casa tenho ar-condicionado (na cozinha, não - devem ter notado!), mas não me parece tão agradável quanto o aquecimento central do trabalho. Andamos a pensar seriamente em investir num (ok... faltam os euritos, mas isso é outra conversa).
A minha questão é: qual a vossa opinião sobre o melhor tipo de aquecimento central (tendo em conta o conforto e a factura ao fim do mês)? A gás? A lenha? Recorrendo a painéis solares?
Foto: Mafalda S.
Olá Mafalda!
ResponderEliminarO tempo frio também me afeta bastante, como eu gosto do calorzinho!
Em casa tenho ar condicionado nos quartos e aí estou bastante satisfeita, aquece bem os quarto, o corredor e a casa de banho de serviço aos quartos.
Mas sinto o mesmo que a Mafalda a cozinha, a sala que esta interligada a cozinha,o hall e a casa de banho ficam frias.
Temos na sala uma salamandra com recuperador de calor e é o suficiente para aquecer essa zona toda e bastante economico, mas para isso combém acende-la por volta da hora do almoço ou a tarde o que no dia a dia nem sempre é possivel.
Pensamos (quando os euritos permitirem)colocar um ar condicionado também na sala, para quando não for possivel acender a salamandra.
Tudo de bom!
Beijinhos
Pois, comigo a lareira não funciona. A sala é grande e não aquece. Também não tenho hipóteses de ligar tão cedo.
EliminarTambém tenho ar-condicionado na sala, mas acho que me venderam o aparelho errado. Não aquece suficiente, para a área que tem. Para além disso, fica caro. Ao comprar a um "amigo" supostamente pensámos que estávamos a comprar um de nível A (e é para o frio), mas para aquecimento é para aí nível C. Não correu bem, portanto.
Nós temos o sistema de acumuladores de calor por placas térmicas e como a casa é pequena acaba por ficar toda a casa à mesma temperatura (OK, um pouco menos na cozinha). Tivemos que optar por esta solução porque o meu filho mais novo tem problemas respiratórios e a humidade da casa estava a fazer das suas. Agora a casa já não tem humidade e posso andar de manga curta em casa. A factura é que sobe... Mas se colocares a tarifa bi-horária fica mais barato.
ResponderEliminarBeijinhos
Isso é interessante, vou investigar. Eu já tenho tarifa bi-horária.
EliminarEu tenho lareira na sala, mas é como diz a Rosinha Cruz, para fazer efeito tem de se ligar cedo e todos os dias.
ResponderEliminarJá ouvi dizer que os paineis solares são bons porque no verão ganhas energia extra, que podes inclusivé vendê-la à EDP. Não sei se é mesmo assim e se for como funciona. O aquecimento a gás tenho uma colega que tem, mas apesar de aquecer bem a casa é caro para xuxu.
Acho que não ajudei em nada :p
Bjos
Tenho que investigar mais sobre os painéis.
EliminarQuanto ao sistema a gás, estou intrigada. Um amigo do meu marido que reside na Alemanha tem a casa sempre quentíssima e só paga cerca de 20 € por mês!!! Mas o aquecimento que ele tem, acho que nem existe cá, pois reaproveita os gases 3 vezes (não sei se a explicação é a mais correcta). O sistema de aquecimento era bastante caro, mas ficou mais em conta porque teve 70% da comparticipação do estado. Cá em Portugal, ainda não vi nada parecido.
Pois enquanto isso por aqui esta um calor de 40 graus e a questao e'. . . Da' pra' colocar ar condicionado frio no banheiro e na cozinha? Igualmente nao da pra ser produtivo a nao ser na praia!
ResponderEliminarBj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//
Eu devo ser uma pessoa do calor, pois prefiro mil vezes 40ºC, a -3ºC. Aguento-me muito melhor no calor e adoro o Verão. Mas para isso também tenho o dito ar-condicionado, caso seja necessário.
EliminarOlá Mafalda :)
ResponderEliminarA lareira é sempre a opção mais económica, mas tem a desvantagem de não aquecer a casa toda!
O ar condicionado é muito mais barato do que o aquecimento a gás e ainda tem a vantagem de aquecer e arrefecer.
O aquecimento a gás é o mais caro, mas talvez o mais confortável porque toda a casa fica cosy e não tem aquele "ar artificial" do ar condicionado... e a vantagem (em termos de custos) é que só se usa intensivamente apenas algumas semanas do ano.
Bj e bom weekend!
Olá
ResponderEliminarEm casa (é grande)tenho em todos os compartimentos acumuladores daqueles que têm pedras acumuladoras no interior (só identifico assim), estão ligados apenas na tarifa bi-horária mas libertam calor durante as 24h e aquecem mt bem. Sente-se bem o conforto e não custa saltar da cama. :) Quanto ao consumo,não sei precisar mas parece-me bem mais económico do que o aquecimento a gás. Bjns
Sou carioca e para ser feliz, preciso de um ar-condicionado nesse tempo quente. Meu sono só é bom assim, e só posso ser feliz se dormir bem. Afinal, gasto um montante de grana para comprar colchão mas com este calor que nos assola, não é possível dormir sem ar. abs!!!
ResponderEliminar