Mas não leia um livro qualquer, escolha algo que possa melhorar a sua vida. Algo sobre como melhorar a sua saúde, a sua produtividade no trabalho, a sua situação financeira, as suas relações, a educação do seu filho, a sua felicidade...
Agora imagine que estendia este hábito por todos os dias do ano. Nem que lesse só 30 minutos por dia, isso dar-lhe-ia 183 horas de aprendizagens que podem melhorar a sua vida. Já imaginou o que poderia mudar nesse espaço de tempo?
No entanto, tenha em atenção o seguinte:
- Distinga o trigo do joio - nem todos os livros merecem a mesma credibilidade. Opte por ler, aqueles que são baseados em estudos científicos e cujo autor seja especializado no assunto;
- Não se fique só pela leitura, passe à acção - por mais que as ideias de um livro sejam fantásticas, não melhorarão a sua vida, se não as colocar em prática;
- Escolha os conselhos que se adaptam à sua vida - não é necessário seguir todas as sugestões que lê. Analise as que podem ser benéficas para o seu caso pessoal, e inspire-se nessas.
Quer conhecer alguns dos livros que melhoraram a minha vida?
- A Economia lá de Casa do Dr. João Martins, presidente da Associação para o Posicionamento Estratégico e Financeiro - este livro incentivou-me a renegociar o crédito habitação. Para além de ter conseguido um spread mais baixo, amortizei muito mais dívida do que esperava. Hoje faltam-me 8 anos para pagar a casa (caso contrário, faltar-me-iam 38 anos).
- Educar para a Felicidade da Dr.ª Christine Carter, investigadora da Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA - tem-me inspirado a realizar actividades ou a utilizar estratégias, que incentivem a minha filha a aprender a ser feliz. Tem capítulos interessantes como: incentivar a inteligência emocional das crianças, criar hábitos de felicidade, etc.
- Como ser Feliz da Dr.ª Sonja Lyubomirsky, investigadora da Universidade da Califórnia, Riverside, EUA - tem-me ajudado a escolher uma série de actividades que tornam a minha vida mais feliz.
- Tempo para tudo - Organização e gestão pessoal da DECO Proteste - este livro tem-me ajudado a gerir melhor o meu tempo e a simplificar a minha vida.
Inspire-se em bons livros e tenha um final de semana feliz!
Foto: Bethan
Concordo inteiramente! Adoro ler e penso que é uma forma de conhecer, ser protagonista por umas horas e compreender o mundo! Bjs e bom fim de semana!
ResponderEliminarAbdico de boa vontade! Até pq ando a namorar um livro que... me vai encher as medidas!
ResponderEliminarTambém estou dedicada e motivada em aumentar o número de horas que leio todas as semanas... só temos a ganhar com isso!
ResponderEliminarNão conhecia esses livros, vou indagar mais.
ResponderEliminarEu elio sempre à hora de almoço, é um vício. Como almoço sozinha assim não estou tão só. É aquele bocadinho a meio de um dia de trabalho que me faz bem.
Bom fim de semana
Também costumava ler à hora de almoço. Mas agora já não almoço sozinha. Actualmente, leio principalmente à noite.
EliminarAdorei as dicas! E concordo com você, Mafalda! Ler é muito mais produtivo, exercita o cérebro, traz novos conhecimentos e pode ajudar a melhorar muito a vida. Aliás, faz tempo que não assisto TV...
ResponderEliminarBeijos de luz!♥
Oi Mafalda,
ResponderEliminarSem dúvidas a leitura nos abre horizontes, e realmente precisamos saber fazer as nossas escolhas do que vamos ler, existem muita porcaria escrita em forma de livros e/ou músicas que não merecem créditos algum.
Não conheço suas dicas e não sei se circulam aqui no Brasil, vou dar uma de curioso e pesquisar.
Abraços.
Beijo e bom fim de semana.
ResponderEliminarHá dois anos que tomei essa decisão de ler mais. Todos os dias tenho de ler e estou tão, mas tão viciada que, se não ler um pouquinho fico stressada. Gosto de aproveitar a minha hora de almoço, que infelizmente passa a correr...
ResponderEliminarSempre com boas sugestões para nós!
ResponderEliminarJá leio sempre que posso. Há livros que prefiro ler em português e estando em Espanha nem sempre é possível. Agora ando a ler um em Inglês que fala dos benefícios de beber sumos de fruta e vegetais com a ajuda da liquificadora. Tenho de fazer um post disto está realmente interessante. Bjinhos
ResponderEliminarFico a aguardar o post. Parece ser muito interessante :)
EliminarActualmente também ando a ler um em inglês, da National Geographic. Trata-se de uma viagem por alguns dos países mais felizes do mundo, no fundo para nos dar a conhecer a razão da felicidade das pessoas e o que podemos fazer, para sermos mais felizes.
Beijo
Essa é daquelas coisas que não me importo nada de fazer, deixar a televisão de lado para ler não me custa nada, adoro ler.
ResponderEliminarBeijinho.
Obrigada Mafalda! Adorei a sugestão! Pois a TV atualmente nada acrescenta as nossas vidas! Um ótmo fim de semana! Bjs!
ResponderEliminarBem, eu também não iria tão longe. Acho que há programas, nomeadamente documentários, que nos ajudam a melhorar. No entanto, a sugestão que dou é para as pessoas não ficarem todo o tempo presas à TV (como tu dizes, por vezes com programas que não acrescentam nada à nossa vida), e aprenderem algo com livros bons. Um bom livro pode inspirar-nos a melhorar as nossas vidas, é um facto.
EliminarQue boas sugestões, não tenho lido muito, para além dos blogs e das histórias que conto diariamente aos meus filhos, mas tb não vejo televisão, não tenho tempo, nem me lembro.
ResponderEliminarVou registar o nome dos livros, não tenho comprado nenhuns ultimamente, mas tenho ido à biblioteca.
Beijinhos