Na semana passada disse-vos que tenho um modelo de «lista de compras» no meu computador, e como o mesmo me ajuda a poupar tempo. No entanto, para que tal funcione, o ideal é fazer uma lista de ementas mensal - tarefa que algumas pessoas têm alguma dificuldade em concretizar.
De início também me parecia difícil, sentia que não tinha imaginação para tanto prato, até que comecei a utilizar um sistema para elaboração de ementas mensais, que é o seguinte:
- dedico algum tempo a folhear as minhas revistas ou livros de culinária (esta parte, para mim foi bem divertida) e coloquei post-it's nas receitas mais deliciosas, saudáveis e/ou fáceis de confeccionar (escrevi o nome da própria receita no post it);
- criei uma folha no computador, própria para a elaboração de ementas. Está dividida em 31 dias e tem um espaço para preencher a que mês corresponde. Imprimi 12 folhas destas (uma por mês) e coloquei na minha agenda (a minha agenda é um dossier, entenda-se);
- antes do mês começar, pego numa destas folhas e olhando para um calendário, delimito os fins-de-semana com uma caneta diferente (porque as ementas que faço durante o fim-de-semana são mais complexas do que nos restantes dias);
- incluo uma sopa, dia sim, dia não (de realçar que almoço no local de trabalho, pelo que, durante a semana esta periodicidade é mais que suficiente);
- para o segundo prato procuro inspiração nas receitas assinaladas com os post it's, fazendo num dia uma refeição de peixe e no dia seguinte uma refeição de carne;
- em todas as Segundas-feira incluo um grelhado na ementa (não quer dizer que não faça mais vezes, mas à Segunda, está garantido);
- para o fim-de-semana reservo os pratos mais elaborados;
- a sobremesa durante a semana é normalmente fruta da época, mas ao fim-de-semana faço um doce;
- se vou jantar fora, e sei previamente, incluo essa ida na ementa;
- há certos pratos que sei à partida que sobram para o dia seguinte, pelo que nesse dia não necessito de registar nenhuma refeição.
Acreditem, este é o método ideal para poupar tempo na cozinha. Não ficamos stressados sem saber o que cozinhar e, quando queremos cozinhar um prato especial, temos a garantia de que temos todos os ingredientes em casa.
Querem espreitar a minha ementa da semana passada?
Segunda-feira - Sopa de feijão-verde / Truta salmonada grelhada com salada
Terça-feira - Lasanha
Quarta-feira - Sopa de agrião / Red fish com arroz de tomate
Quinta-feira - Frango com molho de tomate e puré
Sábado - Sopa de cenoura/ Sushi
Domingo - Ensopado de enguias à moda da tia Beatriz / Doce: maçãs assadas com xarope de groselha e canela
Foto: Google images - Autor não identificado
Eu faço semanal, com varias receitas á nossa volta e com a ajuda do tiago, muitas vezes ate é ele que faz enquanto eu preparo o jantar por exemplo.
ResponderEliminare se por alguma razao saltar alguma refeição aproveito aquela receito logo para a proxima lista, ou seja, nem sempre a sigo á risca, mas so o facto de a ter ajuda e muito.
se nao faço ja fico á nora :)
Obrigada Mafalda, dás sempres preciosas ajudas e ensinamentos :)
Beijos
Quanta organização, Mafalda!
ResponderEliminarFiquei encantada. Sua família tem sorte!
Um beijo!
Olá minha querida!!
ResponderEliminarNão sei funcionar com ementas :(
Sopa nesta época, aqui em casa ninguém pega, por isso, opto pelas saladas com legumes.
Faço muitos assados, é rápido, gostoso e fujo aos fritos, que raramente faço.
Jantar fora está fora do plano anual, hahahaha... é a crise! Normalmente saímos de casa depois das refeições.
Sabes fazer sushi?? Uau!!! Sou doida para experimentar.
Beijinhos.
Querida Patrícia, sou fã de sushi! Por isso, comprei um livro de receitas só sobre sushi.
ResponderEliminarFica delicioso, mas, pessoalmente, acho que dá um bocado de trabalho a fazer. Quanto aos ingredientes, aqueles que não são frescos,adquiri-os numa loja Japonesa quando estive de férias, no Algarve (adquiri lá também uns utensílios, como a esteira, para os fazer).
Beijinhos
Que bela ementa :)
ResponderEliminarPor aqui ainda estão a tentar implementar as ementas semanais!
Acho que o difícil é mesmo começar! Obrigada pelas dicas Mafalda.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada por partilhares estas dicas! Há meses que tento guiar-me por um menu, mas não consigo! Principalmente agora com um bebé de 6 meses que requer um menu proprio. Tenho anotado as refeições dele, mas ando desleixada com as minhas! Gostava de conseguir manter uma agenda organizada, mas também não consigo, apenas me safo com lembretes no telemóvel! Até tenho um dossier A4 para a Agenda da Casa, mas não me cosigo guiar por ele para nada e não me imagino a andar com uma agenda tão grande na bolsa! Sou adepta de listas e mais listas, sempre fui e sempre as fiz, mas estão muito desordenadas!
ResponderEliminarO teu blog tem me dado boas dicas... quiça com o tempo consigo vencer esta batalha!
Obrigada e continua...
Beijinhos
Mafalda,
ResponderEliminarainda hoje falava com uma amiga que o que mais me custa é pensar na comida. Este método é fantástico, requer apenas um bocadinho de tempo mas depois facilita a vida, as compras no supermercado (pareço sempre uma barata tonta a pensar no que comprar), e poupa tempo porque assim podemos organizar-nos com antecedência, acho que vou seguir o teu exemplo.
Ah, e podes colocar aqui as ementas :)
Bj**
Olá Mafalda!
ResponderEliminarLá em casa já optamos por esta solução desde de Fevereiro de 2011.
A ementa é feita com a colaboração de todos, o que se torna em mais um bom momento familiar.
As compras são feitas em conformidade com essa ementa o que poupa tempo e dinheiro na hora de comprar os ingredientes.
E não só. acabou-se aquele problema de "O que irei fazer para o almoço/jantar?!" Basta seguir a lista.
A pré elaboração dos pratos também é facilitada, bem como o aproveitamento das sobras!
ATESTO AQUI QUE RESULTA
E..PARABÉNS POR MAIS UM BOM CONSELHO!
Uma Abraço