Cientistas têm investigado as razões que levaram ao aumento vertiginoso de cancro, principalmente a partir dos anos 50. Nas suas pesquisas descobriram, que uma das razões se deve ao facto do equilíbrio entre os ómega 3 e os ómega 6 no nosso organismo, se ter alterado radicalmente.
Há uma causa, para justificar esse facto. Estes ácidos gordos (ómegas 3 e 6) só podem ser obtidos através da alimentação. Se houver um desequilíbrio dos mesmos nos alimentos que ingerimos, o nosso organismo irá evidenciar essa desproporção.
No caso do leite, esse desequilíbrio começou a verificar-se a partir do momento em que a procura de lacticínios aumentou (justamente a partir dos anos 50) e, se começou a contornar o ciclo natural da produção de leite. As vaquinhas deixaram as ervinhas primaveris (ricas em ómega 3) e passaram a alimentar-se de ração que praticamente não contém este ácido gordo. Consequentemente, passámos a receber menos ómega 3, importantíssimo para combater o desenvolvimento de células cancerosas.
Por estas razões, efectuei mais uma mudança no meu dia-a-dia. Passei a consumir leite biológico (o meio gordo da Agros foi o que mais me agradou), ou, na sua ausência, leite enriquecido com ómega 3 (optei pelo meio gordo da Mimosa). E pronto, dei mais um passo em prol de uma alimentação mais saudável!
Fotos: Google images - Mimosa e Agros, respectivamente.
Eu não bebo leite, mas ganho ómega 3 através do peixe, por isso também, não está mal de todo :)
ResponderEliminarMuito obrigada pela informação, acho a alimentação algo muito importante e deve ser bem cuidada,
ResponderEliminarbjs
desde que adoeci aboli todo tipo de hormonio da minha vida.
ResponderEliminarleite só da vaca, aquela ,de verdade, de quatro patas que eu conheço desde criançinha.
não sou adepta das caixinhas de nenhuma especie.
foi uma mudança radical e sou um previlegiada de poder fazer isso.
não cheguei ao meu ideal de vida , mas espero alcança-lo um dia.
omega 3 aqui em casa vem do peixe, e ele, o peixe, tem que ser do mar ou do rio , de criadouro nem pensar.
Não fazia ideia. Por vezes até as coisas que aparentam ser saudáveis, podem não o ser. Também ando a aderir cada vez mais ao biológico.
ResponderEliminarBeijos
Boa informação, amiga. Não costumo tomar leite, mas é um caso a pensar. Beijos.
ResponderEliminarOi Mafalda, eu já não sou muito de leite, inclusive postei uma matéria a tempos atrás em meu blog sobre os efeitos que o leite causa no organismo.
ResponderEliminarEstou de mudança, volto a blogosfera depois do carnaval quando já estiver instalada e com net funcionando
Beijos pra ti com carinho!
O Ômega 3 é um antioxidante, como a vitamina E, e presume-se que executa uma "faxina" nas toxinas que podem levar à mutação celular e aparecimento de câncer. É claro que toda a ajuda que pudermos ter para evitar essa doença é recomendável!
ResponderEliminarExcelente alerta!
Beijo
Adri
Não sabia disto, ainda bem que dizes. eu adoro leite e a minha filha também. acho que vou pensar seriamente em mudar o leite que bebemos para um destes que falaste!
ResponderEliminarBeijinho
Tema controverso!!
ResponderEliminarO leite e os mitos do seu consumo.
Há quem defenda que não devemos consumir leite.
Inclusive, li uma matéria muito interessante sobre este assunto.
Deixo-te aqui o link:
http://mestresemjornalismocientifico.blogspot.com/2009/05/adulto-leite-saude.html
Beijinho grande.
Interessante esse texto.Agora eu sei para que serve o tal leite com omega-3 que sempre vejo no supermercado... É sempre bom pensar na saúde e com certeza vou incluí-lo no meu café da manhã.
ResponderEliminarBjs
Eu bebo leite dos açores, supostamente as vaquinhas de lá comem ervinha. Será? :)
ResponderEliminarUma das coisas que gosto do teu blog, é a quantidade de coisas que aprendo. Não fazia ideia que essa era uma das causas do aumento do cancro.
ResponderEliminarHá pouco tempo li no jornal que um médico oncologista (David Khayat), escreveu um livro que se chama "La bíblia contra el cáncer" (não sei como se chama em Português, não encontrei). Este livro fala sobre a nutrigenómica, que estuda a influência dos nutrientes no nosso corpo. Também podes ver a nutrigénetica. Vais achar interessante.
Olá Mafalda,
ResponderEliminarLeite é um tema controverso. Há muita gente com alergia ao mesmo, muita outra que prefere leite sem ser de vaca, outra que já nem de soja bebe porque "dizem que faz acelerar a chegada menopausa", etc.
Digamos que é uma manifestação de uma decisão pessoal. Mas por ti, por favor pesquisa um pouco mais.
Cara Maria,
ResponderEliminarpenso que interpretaste incorrectamente o que queria transmitir com o meu texto. Jamais referi que não se deve beber leite ou algo do género.
Infelizmente, tive vários casos na minha família de falecimentos por cancro. Em virtude disso, desde há alguns anos que pesquiso sobre a sua prevenção. Jamais colocaria um post sobre o assunto, de ânimo leve, sem fazer uma pesquisa aprofundada.
O leite é muito importante na alimentação e deve ser consumido. Contudo, apenas apelei ao consumo de leite, cuja produção seja baseada no respeito pelo ciclo natural de produção, ao invés do ciclo intensivo. O leite biológico proveniente de vacas que se alimentam em pastagens, é mais saudável do que o das que são alimentadas a ração que praticamente não contém ómega 3.
Pesquisei diversos estudos sobre o assunto, mas caso tenhas interesse, podes consultar o livro do médico psiquiatra e cientista neurocognitivo David Servan-Schreiber, "Anti-cancro", onde esta mesma tese é defendida. Sugiro esta leitura, porque para além deste médico ter estudado este assunto e compilado uma série de estudos, ele próprio passou pela experiência desta terrível doença.
Dado isto, espero que fique claro que o que defendo é o consumo de leite biológico, ou, na sua ausência, leite enriquecido com ómega 3.
Um abraço.
Desculpa a má interpretação.
ResponderEliminarUm abraço de volta :),
Maria