Esta semana tem sido algo complicada em termos de gestão de tempo. Tenho trabalhado mais e em casa tenho igualmente mil afazeres à minha espera. Com muita pena minha, acabei por não escrever mais posts no blog e deixei a minha pesquisa um pouco parada.
No entanto, hoje estou bem animada. Pelos correios chegou a minha nova aquisição, o livro "Estratégias para a Vida" do psicólogo Dr. Phillip McGraw. Estou ansiosa por lê-lo.
Bom, mas não podia deixar de vos falar de felicidade. De acordo com Tal Ben-Shahar vivermos experiências positivas contribui para a felicidade, ou seja, devemos arranjar um tempinho na nossa agenda para tarefas que nos dão prazer e significado. Para mim, a comida é um desses prazeres. Adoro experimentar coisas novas: desde a nossa comida mais tradicional ao gourmet, da comida turca à japonesa, dos doces conventuais aos mais sofisticados... Adoro saborear tudo (com peso e medida, estejam descansados!). O mesmo autor refere que para sermos felizes, não implica que tenhamos de realizar a mesma actividade incessantemente (já se imaginaram a comer lasanha todos os dias, ao fim de um tempo... estariam pelos cabelos!), ou seja devemos sim identificar as actividades certas e depois a quantidade certa para as concretizar.
Esta semana dediquei-me à culinária e experimentei alguns pratos de comida tradicional portuguesa. Eu, que até nem sou fã de pato, fiz um Arroz de Pato maravilhoso (modéstia à parte). Apesar deste não ser um blog de culinária, não podia deixar de partilhar a receita convosco, pois espero que contribua para uma das vossas experiências positivas. Aqui vai...
PATO COM LARANJA
Ingredientes: - 1 pato com 1,2 Kg (também podem utilizar frango… têm é de mudar o nome à receita, claro está);
- 1 chouriço;
- 100 g de bacon;
- 2 cebolas;
- 2 dentes de alho;
- 1 dl de azeite;
- 2 dl de vinho branco;
- 1 folha de louro;
- 300g de arroz;
- Queijo ralado q.b.;
- Salsa picada q.b.;
- Sal q.b.;
- 2 laranjas (para guarnecimento).
Receita:
Corte o pato em pedaços, adicione água e sal e deixe ferver na panela de pressão durante 20 minutos.
Pique entretanto a cebola, juntamente com o alho, adicione o azeite e refogue tudo em lume brando. Adicione metade do chouriço cortado em rodelas e metade do bacon cortado em tiras.
Pique entretanto a cebola, juntamente com o alho, adicione o azeite e refogue tudo em lume brando. Adicione metade do chouriço cortado em rodelas e metade do bacon cortado em tiras.
Assim que o pato estiver cozido passe o caldo da cozedura por um coador e reserve. Lasque a carne do pato, eliminando os ossos e a pele.
Seguidamente, adicione a carne do pato ao refogado e tempere com o sal e o louro. Envolva tudo e adicione o vinho branco. Deixe reduzir o líquido existente, enquanto vai mexendo.
Junte entretanto o arroz ao refogado, bem como o caldo da cozedura. Deixe cozinhar cerca de 12 minutos, em lume brando. Enquanto isso, ligue o forno a 200.º C, de modo a que este vá aquecendo.
Rectifique os temperos e transfira tudo para um recipiente tipo pirex. Por cima, decore com o restante chouriço e bacon. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a tostar.
Após cerca de 10 minutos, retire do forno e polvilhe com salsa. Guarneça com as laranjas às rodelas, decorando a seu gosto. (Tenha em atenção para servir de imediato, para que as laranjas não cozam com a elevada temperatura do pirex).
Por último, é comer e chorar por mais!... Espero que apreciem.
Foto: Mafalda S. - Receita
Cara amiga,
ResponderEliminarEspero que a frase "já se imaginaram a comer lasanha todos os dias..." não seja direccionada para mim.. eheheh!
Coisa que não consigo mesmo levar à boca é pato. Sinto-me sempre a imaginar aqueles patinhos todos cutxicutxis... brrrr... não consigo!
Agora arroz de frango! Hummmm.... chamo-lhe um figo!
Eu não gosto muito de vir aqui e ver que não tenho novidades tuas... mas ia gostar muito menos se não te tivesse tão presente!
Volta! Estás perdoada :)
Beijinhos
(fico à espera do e-mail então! recebeste o meu?)
Vou confessar-te uma coisa: eu também prefiro com frango, mas como o nome da receita é arroz de pato...
ResponderEliminarUps! Descobris-te a parte da lasanha...
Recebi o teu e-mail :)
hoje não não te posso enviar e-mail porque vou sair (jantarinho em casa do papá... desta vez é bacalhau no forno ou algo do género... yammy!).
Beijinhos
É engraçado como pequenas coisas do dia-a-dia nos podem fazer mais felizes. Acho que temos de valorizar mais as pequenas coisas (comida boa, por exemplo).
ResponderEliminarA foto está bonita, até apetece comer (pena os blogs ainda não darem para isso).
Bjs
Eu tambem adoro cozinhar. Adoro receber os amigos em casa e me dedicar a toda azafama da ementa.
ResponderEliminarVou experimentar a receita, pareceu-me deliciosa.
Bjos
He, he, obrigada pelo elogio à foto, Pedro. Sim, também é essa a minha ideia: valorizar pequenas coisas do nosso dia-a-dia.
ResponderEliminarCC, não deixes de experimentar, é um verdadeira delícia.
Beijinhos
ainda não são 9 da matina e que, com esta receita, já me deixas com uma fome...
ResponderEliminarbeijos.
He, he... é essa a ideia Sonhador.
ResponderEliminarBeijos
Olá! Há muito que não escrevo, mas quero dizer-te que continuo a seguir o teu blog, que adoro! :D
ResponderEliminarHoje experimentei a receita do «pato com laranja» e é divinal! Proporcionou-me realmente uma experiência positiva!
Continua a escrever como o fazes, pois consegues também trazer felicidade aos teus leitores.
Beijinhos,
Marina Reis
Olá Marina, fico feliz por teres gostado da receita e obrigada pelas palavras gentis.
ResponderEliminar