Os electrodomésticos podem ser grandes aliados na realização de tarefas domésticas. Há pois que aproveitar as suas potencialidades, para fazermos melhor, no mínimo tempo possível.
Neste post da série «como manter a casa limpa e arrumada diariamente», falaremos justamente disso.
««»»
90. Coloca os electrodomésticos a trabalharem para ti - A ideia é aproveitares ao máximo as suas potencialidades. Em vez de ralares manualmente, utiliza um robot de cozinha; ao invés de lavares a loiça à mão, lava-as na máquina; farás mais rápido um bolo se para além de usares a batedeira para fazeres claras em castelo, a usares para amassar (basta mudar os acessórios), etc. Sempre que um electrodoméstico te permita poupar tempo (considera também o que irás despender na lavagem), opta por usá-lo.
91. Opta por electrodomésticos de fácil manutenção - É super-importante que os electrodomésticos te ajudem a «descomplicar» e não o contrário. É assim importante:
a) que sejam fáceis de montar, de manusear e de desmontar;
b) que sejam fáceis de limpar (nos pequenos electrodomésticos, é importante que estes possam ir à máquina de lavar loiça; nos de maior dimensão, os que têm superfícies mais lisas costumam ser mais fáceis de limpar - o que se pode verificar numa placa comparativamente a um fogão de bicos);
c) que sejam fáceis de arrumar, nomeadamente ocupando o mínimo de espaço.
Opta por electrodomésticos fáceis de manusear e de limpar. |
92. Utiliza os electrodomésticos com a potência adequada - A potência certa pode fazer toda a diferença, principalmente em alguns electrodomésticos. Eu por exemplo quase que agradeci quando há uns anos a minha varinha mágica avariou. Comprei uma nova, com mais potência. Agora o que fazia em 7 minutos, faço em 2 ou 3. Já no domínio da limpeza, temos o exemplo do aspirador. Quando este é mais eficaz a limpar, garantidamente poupamos tempo e esforço.
Electrodomésticos com uma potência adequada, permitem-te poupar tempo e esforço nas tarefas domésticas. |
93. Opta por electrodomésticos mais ecológicos e eficientes - Quanto mais despesas tiveres, mais terás de trabalhar para as pagares. É por isso fundamental analisares onde podes poupar! Com a energia caríssima, é preferível optares por electrodomésticos que podem ser mais caros na compra, mas com os quais pouparás em termos de energia (eu que o diga! ao substituir a máquina de lavar roupa, poupei em média 20,00 € por mês em electricidade). Para além disso, os electrodomésticos mais eficientes são mais amigos do ambiente. Outra questão a ter em conta.
««»»
No próximo e último post desta série, falarei de algo fundamental para a poupança de tempo e manutenção de uma casa agradável: o «envolvimento da família». Até lá!
Fotos: 1.ª Interior Design and Decoration; 2.ª ESNY; 3.ª jarmoluk.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Muito Bom Mafalda ;)
ResponderEliminarObrigada pela motivação/inspiração... mais uma vez...
ResponderEliminarPosso partilhar esta série de posts no meu blog? (links para aqui)...
Beijinhos!
Olá nat., em primeiro lugar obrigada pelas tuas palavras.
EliminarSim, podes partilhar.
Beijinhos