No início deste ano ponderei seriamente encerrar este blog (não sei se se recordam, mas expressei o meu desapontamento neste post). Na altura não expliquei o que se passou, nem agora vou contar tudo por precaução. De qualquer modo, quero alertar-vos, pois algo semelhante pode acontecer convosco.
A Internet tem coisas maravilhosas, permite-nos aprender, partilhar, receber apoio e carinho de onde menos se espera. Mas existe também o outro lado. Pessoas realmente más, dispostas a tudo.
Nos blogues que sigo vejo, até com alguma frequência, fotos de crianças publicadas por pais, orgulhosos por mostrarem os seus filhos. No meu caso, jamais publiquei uma fotografia actual, quer no blog, quer no facebook. Contudo, no dia de aniversário da minha filha resolvi fazer-lhe uma dedicatória e publiquei uma foto dela em bebé aqui no blog (claro que não era possível reconhecê-la com uma foto com vários anos e em que era tão pequena). Estava longe de imaginar que haveria problema, mas houve, pois alguém copiou a imagem e ainda por cima uma pessoa claramente assustadora e desequilibrada (não posso entrar em detalhes, mas não foi possível resolver a situação a bem). Na altura foi aliás considerado assédio.
Peço por isso para terem o máximo de cuidado com as fotos que publicam, bem como com dados da vossa vida privada. É triste e revoltante, pois afinal estamos a disponibilizar o nosso tempo e experiência supostamente para benefício de quem nos lê. E depois há uma alma pervertida que se lembra de ameaçar e fazer-nos passar por momentos de desespero. Aliás, para quem ainda publica fotos pessoais, principalmente de crianças, aconselho a ler este artigo do Jornal i.
Um outro alerta. No que toca a publicação de fotos em redes sociais como no Facebook (e li isto no seu Regulamento), perdem-se os direitos de autor. Por outras palavras, qualquer pessoa pode copiar uma foto nossa praticamente sem consequências. Aqui no blogger da Google é diferente. Das reclamações que fiz por plágio, apagaram sempre os textos e as fotos (dentro da plataforma Google). Aliás, eu própria só publico ou fotos minhas ou fotos cujos autores autorizaram a sua publicação.
Anyway... acabei por não desistir deste projecto, pois tem melhorado literalmente a minha vida. Sinto igualmente que estou a dar um contributo (por menor que seja) para um mundo um pouquinho melhor. Vou continuar por cá, mas com segurança.
E é esse o meu conselho para quem tem blogues ou publica fotos no facebook ou outras redes sociais. Continuem! Mas tenham muito, muito cuidado com o que publicam.
concordo contigo eu também não tenho intenções de publicar fotos dos meus filhos nas redes sociais ou blogues, quanto muito publico fotos em que não se veja a cara, não me sinto segura para o fazer, felizmente porque tenho perfeita noção daquilo que a internet nos oferece..bjinho minha linda e desculpa a ausência mas ando mesmo desaparecida do blogue :)
ResponderEliminarObrigada pelo alerta. Bjs
ResponderEliminarJuro que não entendo porque há pessoas tão más! :(
ResponderEliminarE malucos... e gente doida...
É assustador...
Não tenho filhos mas mesmo assim, fotos minhas, raramente no facebook. Nem por onde ando, nem o que ando a fazer, nem com quem estou.
Obrigada Mafalda pela informação.
Beijinho :)
E que isto não nos estrague o dia.
Obrigado pelo aviso! Eu sei que existe, e tenho sempre receio mas quando vemos casos reais ficamos mais sensibilizados. Eu tenho blog, onde não mostro fotos de rosto e não tenho facebook pessoal, nem nunca colocaria uma foto da minha filha porque me assusta o desconhecido, o não saber o que pode acontecer....
ResponderEliminarbeijinhos
Infelizmente é verdade o que relatas, Mafalda !
ResponderEliminarTinha muita vontade de publicar fotografias das minhas 3 netas e dos 4 netos,mas, NEM PENSAR !
Obrigado por mais este alerta que pode ajudar pais bem intencionados.
Um beijo.
Realmente é um perigo. Estou sempre alerta, mas sempre é bom um lembrete como o seu. Obrigada.
ResponderEliminarAinda bem que decidiste ficar!
ResponderEliminarE é bom ter cuidados!
vidademulheraos40.blogspot.com.
É verdade, é preciso ter muito cuidado! Nunca publiquei fotos de rosto nem nada, mas costumo publicar de unhas. e é claro que pelo meu facebook pessoal faço parte de grupos de unhas. Não é que ao ver uma foto num grupo fechado me associaram logo ao blog? A moça foi super simpática, mandou-me uma mensagem privada a pedir umas dicas sobre unhas, mas se fosse uma pessoa como a que te calhou... tava bem tramada! :(
ResponderEliminarOlá Mafalda, agradeço a tua partilha. Eu lembro-me claramente de quando surgiu esse post com tamanha desmotivação e sinceramente fico muito feliz que tenhas conseguido ultrapassar as emoções e acreditar que tinhas todo o apoio para continuar com este projeto. Um forcinha grande daqui e o desejo de uma nova e melhor temporada!Bj
ResponderEliminarTambém n sou de publicar fotos e no meu blogue todas as q coloco, faço questão de n terem o rosto visivel. No entanto, nesta semana publiquei algumas minhas e tb de amigos e marido. Assim q vi o teu post fez-se clique e eliminei o meu post. (Diga-se q tb n adiantava nada ao blogue.) Realmente temos de pensar q nem todos são como nós. Mas como soubeste q usaram a foto da tua filha? Acredito q mta gente nem desconfie q as suas fotos são usadas por outros. Beijinho e obrigada pelo aviso! Nunca é de mais! :)
ResponderEliminarNa altura, parece que foi inspiração divina. Entrei no perfil de um dos meus seguidores do facebook (e até nem é comum fazê-lo). Mas há forma de sabermos se uma foto nossa anda a circular pela Net. Creio que vou fazer um post sobre isso, pois é algo complexo para explicar. Mas acredita que podemos ter surpresas.
EliminarIsso, Mafalda S. é que era um post bastante útil. Espero, caso seja feito, que não o venha a perder. Obrigada
EliminarParece mesmo q foi inspiração divina. Fico à espera do teu post sobre o assunto. Será deveras útil para muitos de nós. Obrigada Mafalda! :)
EliminarEstás nos meus favoritos!
ResponderEliminarE já agora...obrigada por partilhares o teu saber, tem-me ajudado muito!
:-)
Olá Mafalda,
ResponderEliminarSobre a Internet podem dizer tudo...MENOS QUE É SEGURA
Fazes bem em chamar a atenção para as fotos na internet. Mas vou talvez recordar uma coisa...
E as fotos nos computadores e telemóveis? Se nos roubarem o pc... ficamos sem fotos e, se perdermos o telemóvel acontece a mesma coisa... e as nossas fotos e filmes ficam na mão de estranhos que não sabemos o que vão fazer.
Por isso, todo o cuidado é pouco...
Bjs,
Teresa C.
Não tenho este medo da internet. Nem ligo com segurança, todas as minhas fotos são timbradas e contem marca de água. Ma eu posto coisas sobre elevação de consciência. Não dou a mínima com a opinião dos religiosos a respeitos dos meus artigos ousados e as vezes escolho fotos minhas é claro que não se enquadre nos padrões morais do humano convencional. Mas o meu site é o cantinho onde eu mostro que ter medo do outro ou do mundo é uma doença. Já me curei disso e quero mais é me espressar do meu modo, livre e sem reservas.
ResponderEliminar