Esta semana proponho-lhe uma actividade muito interessante e que brevemente quero experimentar cá em casa: trata-se da criação de um «livro da família». De notar que esta é uma actividade que deve ser feita ou em conjunto, ou com o contributo da sua família.
Em primeiro lugar arranjem um caderno bonito (tipo diário). Neste livrinho podem colocar tudo o que for interessante acerca da vossa família: a vossa árvore genealógica (incluindo as virtudes de cada pessoa, as coisas boas que transmitiram às gerações mais jovens - não se concentrem nos aspectos negativos), as histórias interessantes e curiosidades da vossa família (por exemplo, o facto de descenderem de alguém famoso, a história de como o avô Artur conheceu a avó Lídia...), as datas de nascimento da família mais nuclear e os principais acontecimentos que marcaram esse ano, o porquê de se chamarem assim, a história dos vossos sobrenomes, a receita secreta do bolo da tia Júlia, as vossas histórias de infância (particularmente as que incluem algumas travessuras, ou sucessos que conseguiram alcançar), a descrição das viagens ou passeios que vão fazendo em família, etc.
Recheiem o vosso livro com fotografias, ilustrações, postais, etc. Aproveitem reuniões de família para o relerem.
Os objectivos desta actividade são:
- unir-vos enquanto família numa actividade conjunta;
- evocar as vossas lembranças felizes;
- trazer-vos um olhar positivo sobre a vossa família (por piores tragédias que tenha acontecido ou por piores que tenham sido algumas pessoas), investigando o que ela tem de melhor e o que mais vos orgulha;
- incentivar-vos a transmitir às gerações mais jovens, aquelas que consideram ser as melhores virtudes da vossa família;
- fazer-vos redescobrir o passado, de modo a reinterpretá-lo, tornando-o útil para o presente e para o futuro.
Atenção que o passado não deverá servir de desculpa para os aspectos menos bons que ocorrem nas vossas vidas, funcionando como uma amarra para não avançarem. Deverá antes constituir um estímulo para mudanças pessoais positivas. Concentrem-se por isso no que têm de melhor e procurem melhorar o que correu menos bem.
Sintam orgulho nas vossas origens e tenham um final de semana feliz!
Foto: Lauren Treece
Giro :)
ResponderEliminarOlá Mafalda :)
ResponderEliminarAcho esta ideia genial. Vou mesmo ter de copiar. Vai ser um pouco difícil, porque infelizmente, não tive sorte com pais e avós, apenas com alguns tios. Mas vou tentar focar-me apenas nos pontos positivos de cada um. Adoro esta ideia.
Obrigada pela partilha.
Beijinho e um obrigada especial pelo apoio.
Bom fim-de-semana :)
Olha que grande ideia!
ResponderEliminarJá estou aqui a pensar em coisinhas...
Bom fim de semana!
excelente ideia :)
ResponderEliminarGostei da ideia
ResponderEliminarAproveito para informar que tenho um sorteio a decorrer no blog, em que um dos premios é um quatro de sombras Dior participa
Deixo o link directo.
http://fruit-fashionvictim.blogspot.pt/2012/07/sorteio-internacional-sombras-dior-e.html
Adorei a ideia. Uma vez num periodo de ferias organizei visitas aos mais idosos da familia com meus enteados para entrevistas sobre a origem da familia Portugal ( que chegou ao Brasil no navio com Castro Alves ). Nessa epoca minhas filhas nem eram nascidas.
ResponderEliminarEh muito interessante e tras muita alegria aos nossos idosos tambem.
Bj Sandra
http://projetandopessoas.bligspot.com.br//