Já há algum tempo que lia sobre o método "to do list" em blogs como o Aprender e Organizar da Catarina e As Minhas 1001 Ideias da Sarokas.
Devo dizer, que me rendi completamente a este método. O objectivo é fazer uma lista com as tarefas para realizar, colocando em primeiro lugar as mais urgentes. As tarefas devem-se depois ir riscando à medida que vão sendo cumpridas (esta parte dá cá um prazer...).
Eu tinha uma lista gigantesca de tarefas para fazer, o que acabava por me desanimar. Mas reparei que, se registar todas as semanas uma lista de tarefas de menores dimensões é muito mais fácil concretizar um grande objectivo. Por exemplo, se o meu objectivo é eliminar a tralha da minha casa, ao invés de tentar concretizar esse objectivo de uma só vez, é mais fácil para mim arrumar numa semana um roupeiro, um dossier de papelada, etc. e na semana seguinte realizar novamente tarefas de menores dimensões. Na verdade, com a realização destas pequenas tarefas semanais, estou a alcançar os meus objectivos maiores, com muito mais rapidez.
Benditas viagens pela blogosfera, pois esta partilha de ideias, só contribui para o bem-estar de todos nós.
Foto: Google images - Autor não identificado.
O meu gajo está sempre a dizer-me que eu preciso duma "to do list", pq me esqueço sempre de tudo... Mas raramente faço :P
ResponderEliminarE acho que fazes muito bem! eu não vivo sem as minhas listinhas, alias até menciono isso no meu blog, torna a minha vida muito mais fácil.
ResponderEliminarBjinhos
Olha que boa ideia. Tenho de ver se faço uma listinha dessas!
ResponderEliminarBeijos
devíamos fazer todos uma lista assim e, quem sabe, a vida seria mais bem aproveitada.
ResponderEliminarbeijos.
Mais uma boa ideia! A experimentar.
ResponderEliminarBeijos :)
Que optima ideia! Tenho de adoptar essa prática, porque tambem quero acabar com a tralha em casa, e após arrumar alguma coisa se penso na dimensão do que falta acabo por desanimar.
ResponderEliminarBjos
Olá!
ResponderEliminarclaro que não me importo em teres feito referencia ao meu blog!pelo contrário!agradeço! ;)
as to do lists são de facto fantásticas!
eu uso este método há já muito tempo e adoro, assim tal como dizes tenho os meus objectivos semanais e não 1 lista gigante!sabe muito bem ir riscando os items cumpridos e tudo o que vier por fora é extra! ;)
bom fim de semana!
Exactamente não vivo sem as ditas e sinto me maravilhosamente quando as consigo cumprir na íntegra... Clara que não me importo por me mencionares...
ResponderEliminarBeijokas
Mafalda,
ResponderEliminarNão sei é como e que conseguiste viver tanto tempo sem as benditas das listas!!! Ajudam imenso, fazem com que não percamos o objectivo e a parte do riscar trás uma sensação de dever cumprido!
Beijocas e bom fim de semana
Querida Ana P.,
ResponderEliminarnem eu sei. Não ter estas listas francamente só fazia com que demorasse uma eternidade a cumprir tarefas. Agora consigo resultados efectivos, o que está a mudar a minha vida em termos de organizãção e gestão de tempo.
Beijinhos
É o velho método de dividir um grande problema aparentemente insolúvel em pequenos problemas de solução aparente... Usa-se em todo o lado, desde a Estatística à Música.
ResponderEliminar