Esta receita é super-reconfortante. Para aqueles dias mais frios... ou não.
Habitualmente prefiro as receitas originais ao invés da sua versão vegetariana. Mas neste caso, é ao contrário. Apaixonei-me completamente por este prato.
Não costumo partilhar tantas receitas quanto gostaria, para respeitar os direitos de autor. Esta, particularmente, foi baseada na receita que encontrei aqui. Mas como faço a minha própria versão, decidi partilhá-la.
Espero que aprecies tanto quanto eu.
Ingredientes:
✓400 g de feijão encarnado
✓ 1 cebola grande
✓ 2 alhos
✓ 1 tomate médio maduro
✓ 2 colheres de sopa de polpa de tomate (costumo usar biológico)
✓ 2 cenouras
✓ 1 talo de aipo
✓ 1 fatia de abóbora
✓ 1 couve lombarda pequena
✓ 1 piri-piri (nota: como tenho crianças, tenho optado por não colocar o picante na hora da confecção. Eu e o meu marido costumamos adicionar molho picante depois, já no prato)
✓ 1 cálice de vinho branco
✓ Azeite q.b.
✓ Sal q.b.
✓ Pimenta preta q.b
✓ Opcional: salsa (para decorar na altura de servir)
✓ Arroz basmati cozido
Modo de preparação:
Demolha o feijão encarnado de véspera (necessita de 6 a 8 horas para demolhar). Depois disto retira a água da demolha (esta água fica cheia de antinutrientes e não deve de ser aproveitada). Passa o feijão por água limpa e depois coloca-os a cozer. Se cozeres numa panela tradicional demora entre 45 a 50 minutos. Eu costumo optar pela panela de pressão e aí a cozedura leva entre 20 a 25 minutos. Depois de cozidos retira os feijões, mas reserva a água da cozedura.
Entretanto prepara os outros ingredientes. Pica a cebola, os alhos e a salsa. Corta em cubinhos o tomate (limpa também de sementes) e a abóbora. Corta em rodelas o aipo e as cenouras. Ripa a couve.
Faz um refogado com o azeite e a cebola. Adiciona os alhos. Quando a cebola estiver translúcida junta os tomates. Pouco depois, as duas colheres de polpa de tomate e a abóbora até esta amolecer. Nessa altura, adiciona o vinho branco.
Junta entretanto as cenouras e o aipo. Refoga mais um pouco, até que todos os legumes estejam amolecidos.
Adiciona entretanto a água onde cozeste o feijão. Logo que ferva adiciona o feijão e a couve. Adiciona o piri-piri, o sal e a pimenta.
Deixa cozinhar até que todos os legumes estejam bem cozidos e o molho apurado.
No fim, polvilha com um pouco de salsa e acompanha com o arroz basmati cozido.
Nota adicional: Se aí em casa alguém for resistente à versão vegetariana, podes transformá-la em feijoada de legumes. Adiciona na fase do refogado um chouriço (ou só metade), às rodelas. Sempre implica menos carne e bem mais legumes. No meu caso, opto mesmo pela versão vegetariana.
Bom apetite!
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Olá, uma vez que é uma estudiosa sobre a afelicidade, envio-lhe um link interessante
ResponderEliminarde uma entrevista com Mo Gawdat, ex-executivo da Google X e autor do livro “Equação da Felicidade”. http://linktoleaders.com/das-grandes-mentiras-do-mundo-moderno-dizerem-nos-ha-trabalho-vida. Obrigada por tudo que compartilha. Adoro ler os seus artigos.
Lu, um super-obrigada pela dica! És a terceira pessoa que me fala neste senhor. Confesso que ainda não li os links que me enviaram, mas vou fazê-lo no fim-de-semana. Estou curiosa, pelos artigos e também pelo livro - que sei que publicou recentemente.
EliminarBeijinho!
Vou sem dúvida testar a receita, tem um aspeto delicioso!
ResponderEliminarObrigada pela partilha!
Beijinho
Cris
www.lima-limao.pt
Eu adoro! Espero que também aprecies. ;)
EliminarBeijinhos
Muito interessante. Estou conhecendo um cara vegetariano, vou preparar para incluir ao pacote da conquista! Hahahahahahahaha...
ResponderEliminarBoa Thaís!!! He, he... boa sorte! ;)
Eliminar