Bem... este é um daqueles estudos que não poderia deixar de partilhar convosco. Definitivamente, surpreendeu-me.
Senhores leiam bem (porque não estou a brincar!), senhoras, como quem não quer a coisa falem disto aos vossos companheiros.
Trata-se de um estudo da Universidade de Cambridge, coordenado pela socióloga Jacqueline Scott que envolveu 30.000 pessoas (sim, é
muita gente) em 34 países diferentes.
Após análise do tempo que os homens
despendem em tarefas doméstica e relacioná-lo com o seu grau de felicidade,
concluiu-se o seguinte:
- os homens que partilham tarefas
domésticas são, no geral mais felizes;
- esta partilha diminui as
discussões e a felicidade entre o casal aumenta;
- devido há defesa da igualdade
entre géneros, cada vez os homens se sentem mais desconfortáveis se a mulher
fizer a maioria das tarefas (há inclusive uma diminuição do seu bem-estar);
- ao contrário de
antigamente, quando o companheiro não colabora, as mulheres actuais tendem
a demonstrar o seu descontentamento e insatisfação (o que causa mal-estar entre
os dois);
- agora a surpresa (pelo menos para
mim): são os homens e não as mulheres quem mais beneficia da partilha de
tarefas, no que respeita à sua felicidade e bem-estar.
E pronto, é um estudo curioso. Mas
aqui o que importa é que com a colaboração dos dois, ambos podem ser mais
felizes!
Foto: Molly
Esse estudo é de facto muito interessante, especialmente o facto de esta partilha de tarefas gerar mais impacto na felicidade dos homens - seria de esperar, penso eu, que o maior impacto ocorresse na mulher, dado que tradicionalmente ficará mais assoberbada com essas responsabilidades e tarefas...
ResponderEliminarSobre a divisão de tarefas: cada vez mais, e atendendo aos ritmos e exigências da vida actual, faz sentido que essas tarefas sejam partilhadas. Para mim e para o meu marido dividir tarefas, é uma forma de rentabilizarmos o nosso tempo, conseguindo tempo livre para momentos de lazer e para momentos de qualidade a dois. Além do que, enquanto partilhamos tarefas no dia a dia, vamos conversando, partilhando, o que também reforça a nossa relação.
Tive de partilhar :) Muito bom!
ResponderEliminarOlá Mafalda gostei imenso desta materia, será que posso partilhar na minha pagina do facebook e no meu blog' bjs
ResponderEliminarClaro que podes partilhar, desde que cites a fonte.
EliminarBeijinho
Há que encaminhar este post para todos os homens que conhecemos :)
ResponderEliminarNossa precisava que maridão lesse esse post! Vou encaminhar ao namorado da filhota!!!!
ResponderEliminarO marido americano da minha sobrinha divide tudo com ela, acho que a questão é muito cultural e/ou geracional!
No Brasil os maridos mais novos têm dividido mais e melhor as tarefas, mas os mais "experientes" são bem mais machistas.
Querida postei um desafio no dia 26/08 que gostaria demais de ter a sua participação, avalie, tá?
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//
A felicidade é um estado de espírito, não está condicionada pelas condicionantes externas, aquilo que estas podem fazer é ajudar a essa tomada de consciência. A felicidade de uma relação se estiver dependente do que cada um faz, estará sempre mais próxima do fim. A partilha da vida a dois resulta mais harmoniza na aceitação do outro como ele é, e quanto melhor estivermos connosco próprios, melhor estaremos com o outro.
ResponderEliminarCumprimentos
http://paulorenatoconsultor.blogspot.pt
Apesar de ser uma percentagem pequena, a felicidade depende sim das circunstâncias de vida. No entanto, quando estas mudam, infelizmente costumamos adaptar-nos rapidamente às mesmas.
EliminarUma relação não vive só de amor e claro que é importante a aceitação do outro. Todavia, as relações funcionam melhor quando o casal funciona como equipa (pelo menos no mundo ocidental). Para além disso, a pessoa idealiza o outro, mas a partir do momento em que vivem juntos, há uma fase de adaptação/percepção do outro. Em relação a alguns assuntos, os dois podem entrar em conflito. É a forma como resolvem os conflitos que dita o sucesso da relação. Hoje em dia existem inclusive estudos que conseguem prever com um grau de exactidão surpreendente, se um casamento vai durar ou não. Existem alguns factores que nos podem fazer mais felizes, e um maior número que nos pode fazer infeliz. Uma má relação é um deles.
Claro que a nossa felicidade depende em grande parte da nossa acção pessoal (felizmente), mas é influenciada significativamente pelas pessoas que nos rodeiam.
Cumprimentos.
Gostei =)
ResponderEliminarEstou agora a viver com o meu namorado e realmente é bem bom partilharmos as tarefas.
Adorei este estudo, em minha casa as tarefas são partilhadas, só assim faz sentido viver a dois.
ResponderEliminarUm beijinho