terça-feira, 21 de junho de 2011

Importância de fazer listas

Há uns tempos atrás rendi-me completamente ao Método “To do List”. Fazer listas permite-me organizar o caos que é a minha vida, bem como gerir melhor o pouco tempo que tenho disponível.

Actualmente tenho as seguintes listas:
- uma lista de resoluções para cumprir ao longo do ano;
- uma lista de tarefas para casa e para o trabalho;
- uma lista com as compras mensais do supermercado (tenho um modelo guardado no computador, e depois é só assinalar o que está em falta);
- uma lista mensal de ementas.

Não imaginam como ir riscando as tarefas diminui a minha ansiedade. Para além disso, o facto de colocar as coisas por escrito, evita que me esqueça de concretizar tarefas importantes. De acordo com Atul Gawande, um cirurgião defensor da aplicação de listas, com o uso de listas de tarefas conseguiu-se reduzir em 47% a mortalidade em cirurgias. Não somos infalíveis, pelo que este é um óptimo recurso para evitar problemas.

Claro que não devemos cair nos excessos. Não faço listas minuciosas com todas as tarefas que terei de fazer ao longo do dia. Menciono simplesmente as mais relevantes, caso contrário, se algo me escapasse, estas poderiam tornar-se numa fonte de stress ao invés de me acalmar.

E vocês, recorrem a listas para gestão do vosso tempo?

Foto: Google images – Autor não identificado.

18 comentários:

  1. Também acho as listas bastante úteis. Uso no trabalho e uso a habitual lista de supermercado.
    Disseste que tinhas uma lista dessas no computador. Poderias disponibilizá-la aos leitores? Dava cá um jeitão.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Eu sempre recorri ás listas. Sou fã! Permite-me não me esquecer de coisas importantes e ando mais tranquila.

    Agora por ex, vou começar a fazer a lista do que tenho de levar para férias. Vou apontando ao longo deste dias á medida que me vou lembrando e assim, na véspera é só meter na mala :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Também me rendi ás listas. Organizo-me muito melhor. Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Pois sem as listas andava perdida :)

    Não faço é a ementa mensal, porque nem sempre estou em casa. Mas tudo o resto é apontado na agenda. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mafalda, já tentei colocar em prática as listas,
    mas confesso que não fui muito adiante, e confesso também que minha vida seria muito menos bagunçada com elas em mãos e em prática.
    Quem sabe esse seu post sirva de incentivo para um recomeço

    ResponderEliminar
  6. Tb já as faço há algum tempo. Têm dado muito jeito.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Pedro: Quem sabe não fica a sugestão para um outro post. Obrigada pela dica!

    CC: nem me lembrava, mas também uso essa lista das férias, tenho é de a copiar também para o computador. Encontrei a minha lista do ano passado e vai-me dar cá um jeitão.

    Beijos a todos

    ResponderEliminar
  8. Eu também faço muitas listas, sou uma maniaca das listas. ahahah...

    Estou a brincar, faço muitas listas mas nunca com coisas em promenor (sem exagerar) eu oriento-me muito bem com as listas que faço, adoro.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Faço a lista das compras e dá cá um jeito. Não compro coisas desnecessárias e tenho sempre o mais importante. Lista do final do ano tenho de memória. O resto vou apontando segundo preciso ou no telemóvel ou no google calender (este ultimo é muito bom funciona como uma pen esta comigo em todo o lado. Que tenha net)

    ResponderEliminar
  10. Estas listas ajudam demais.
    As vezes me percono excesso de trabalho.. dai recorro a listar tudo e prazos, sinto que meu tempo aumenta.

    Otimo post.

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Faço listas, sim!!! Isso ajuda na minha organização pessoal, e ainda faz com que o esquecimento não exista,rs!!!

    Beijinhos Querida!!
    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar
  12. Passei para desejar um maravilhoso solstício de verão para vc!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  13. Sou super fã de listas, tenho pra tudo também. O legal é depois de anos você encontrar e ver que conseguiu cumprir tudo. Bjs Eliane

    ResponderEliminar
  14. Há pouco tempo também me rendi às listas, principalmente as que falas:
    - uma lista de tarefas para casa e para o trabalho;
    - uma lista com as compras mensais do supermercado.
    Tenho um caderno de argolas na sala, e enquanto estou um bocadinho no sofá ao fim da noite, vou analisando a lista...
    Ao longo dos dias recorro ao caderno para acrescentar qualquer coisa.
    No meu último dia de folga, tinha tanta coisa para fazer, resolvi fazer uma lista... eu e a minha mãe a ver se não nos escapava nada... conclusão, não terminámos a lista, mas fizemos muita coisa importante de que não me lembrava nem imaginava que estivesse tão necessitado de limpeza!
    Acabei por acrescentar essas coisinhas à lista e risquei-as por cima.
    Para a próxima, revejo esse dia, e já faço uma lista mais completa :)
    No trabalho não é tão fácil pois mete muita coisa e há sempre novas necessidades a surgir, mas a pouco e pouco tenho-me conseguido organizar-me melhor!
    Beijoca grande.

    ResponderEliminar
  15. Queres saber a melhor?
    Até listas antes de ligar às pessoas eu faço.
    As conversas telefónicas às vezes são animadas e esquecemo-nos de um assunto, ou a outra pessoa também tem recados para nós e zás, entre tanta conversa, lá escapa um tópico importante :)

    ResponderEliminar
  16. Olá.. disse que tinha listas no computador.. poderia disponibilizar para nós? Seria muito bem vindo! :)
    Boa Noite.
    Bjus

    ResponderEliminar