terça-feira, 15 de abril de 2014

O que os estudos nos dizem sobre a felicidade das crianças?


Quais os países com crianças mais felizes?

Não encontrei um estudo que envolvesse a globalidade de países. Contudo, descobri o seguinte:

No estudo da The Global Kids Happiness Index, em 12 países (o que não inclui países como Portugal, Holanda ou Reino Unido), os países onde as crianças se sentem mais felizes são: 
1.º México; 
2.º Espanha;
3.º Brasil. 

Em último lugar estão: 
12.º Polónia; 
11.º Japão;
10.º França.

Num relatório da UNICEF, publicado em 2007sob o título "Visão de conjunto do bem-estar da criança nos países ricos", numa lista de 20 países (o que não inclui países como a Roménia ou a Lituânia), os países mais felizes são: 
1.º Holanda;
2.º Espanha (curioso como aparece novamente nos lugares de topo);
3.º Grécia.

Nos últimos lugares estão:
20.º Reino Unido;
19.º Polónia (novamente no fundo da lista);
18.º França (tal como a Polónia, outra vez no fundo da lista).

E Portugal? Neste estudo encontra-se em 14.º (ok, temos de melhorar).

Já em dados mais recentes (referentes a 2009/2010), a UNICEF publicou mais um relatório em Abril de 2013, com o título de "Bem-estar das crianças nos países ricos: uma visão comparativa". Desta vez não aborda propriamente a questão da felicidade, mas analisa o grau de satisfação com a vida sentida pelas crianças. Assim, em 29 países, os resultados foram os seguintes:
1.º Holanda (novamente!);
2.º Islândia;
3.º Espanha (outra vez no topo).
De realçar que a Grécia, que em 2010 começou a aplicar os pacotes de austeridade, mesmo assim, manteve-se em 5.º lugar. 

E em último:
29.º Roménia;
28.º Polónia (Jesus, 3 vezes no fim da lista!);
27.º Lituânia.

E Portugal? Encontra-se em 21.º lugar (aqui tão perto de Espanha... e temos estes resultados!). Neste último estudo a França (em 18.º) e o Reino Unido (em 14.º) ultrapassaram Portugal.

Não sei quais os efeitos da austeridade neste ponto (duvido bastante que não tenham causado dano, afinal a felicidade dos pais, influencia bastante a felicidade das crianças).

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Vamos agora falar de questões mais específicas sobre a felicidade das crianças.

O que faz as crianças felizes?

1.º A família;
2.º Os amigos;
Como se vê, o que mais poderá influenciar a felicidade das crianças são as relações sociais.
3.º O brincar;
4.º A prática desportiva (as crianças portuguesas têm dos piores resultados relativamente à frequência da prática desportiva, comparativamente com outros países);
5.º Os brinquedos (se reparares as experiências vêm em primeiro, só depois vêm os objectos).

A importância de ser acarinhada

As crianças que são acarinhadas na infância têm cérebros maiores. Crianças do pré-escolar que têm mães carinhosas e que as apoiam, na idade escolar, tem um hipocampo 10% mais desenvolvido (parte do cérebro que controla o stress e a memória).

A felicidade dos adultos é importante

Uma mãe feliz e satisfeita com a vida influencia mais a felicidade da criança do que...
... as suas habilitações académicas;
... o seu salário;
... se tem um emprego ou se é mãe a tempo inteiro;
... a percentagem de tempo que a criança passa a ser cuidada por outros (no jardim-de-infância, ama, etc).

O que podes fazer, enquanto pai ou mãe?
Aprenderes a ser feliz e fazer por isso (sabe como aqui)

A importância do amor paterno

Pode parecer controverso, mas um estudo concluiu que o facto de uma criança se sentir amada pelo pai, pode ter efeitos ainda maiores no seu bem-estar, felicidade e satisfação com a vida, do que sentir-se amada pela mãe (talvez porque os gestos de amor materno, historicamente, são mais habituais para as crianças).

Quais as consequências da rejeição, da parte dos pais?
Quando as crianças não se sentem amadas pelos pais e se sentem rejeitadas, têm uma maior probabilidade de demonstrarem comportamentos hostis, agressividade e instabilidade emocional.

O que fazem aqueles pais, que contribuem mais eficazmente para a felicidade dos seus filhos?
- dedicam tempo a ouvir os seus filhos;
- têm uma relação mais chegada (brincam com eles, acarinham-nos, apoiam-nos...);
- dão-lhe a liberdade suficiente para descobrirem o mundo (em condições de segurança, claro está).
(Espreita outras sugestões para educares uma criança feliz, aqui).

A importância de um bom relacionamento entre os pais

É importante controlares a raiva e sobretudo não descarregares nos filhos, qualquer desacordo que tenhas com o(a) teu(tua) parceiro(a).

Quais as consequências nas crianças, de ter pais que são agressivos um com o outro?
- têm piores resultados na escola;
- são mais agressivos com as outras crianças;
- são mais susceptíveis de sentir mau-estar emocional;
- tem maior probabilidade de vir a ter problemas de alcoolismo ou com as drogas.

Qual o relacionamento parental, que melhor contribui para a felicidade dos filhos?
Trata-se de um relacionamento onde...
... o amor é demonstrado frequentemente;
... a raiva é controlada;
... os pais conseguem ter uma discussão honesta (sem gritos e ataques pessoais) e deixam os seus filhos presenciarem a resolução do problema.

E quando os pais estão divorciados?
O importante é que os pais mantenham o respeito um pelo outro, que comuniquem e cooperem. Em 80% dos casos, as crianças crescem absolutamente saudáveis e sem problemas psicológicos.

Adequação do educação parental à personalidade dos filhos

Quando a educação parental não é adequada à personalidade do filho, há o dobro da probabilidade da criança vir a sofrer de ansiedade e depressão.

2 exemplos de estilos de educação diferentes:
1.º) Uma criança que é boa a regular as suas próprias emoções e comportamentos - precisa que os pais o orientem, mas que lhe dêem mais autonomia.
2.º) Uma criança com dificuldade em regular as suas próprias emoções e comportamentos - necessita de sentir uma maior presença dos pais, mais apoio no dia-a-dia.

Privilegiar o elogio pelo esforço, e não pela inteligência

As crianças que são mais elogiadas pelas suas habilidades ou inteligência, do que pelo seu esforço, têm mais dificuldades em lidar com o fracasso.

Já as crianças que são elogiadas pelos seus esforços, são mais propensas a desfrutar de tarefas desafiadoras e tendem a sentir-se mais motivadas.

Qual o factor que melhor prevê o sucesso escolar de um jovem estudante?
Não, por acaso não é o Q.I. O que melhor prevê os bons resultados, é a sua capacidade para ser auto-disciplinado.

A importância do optimismo

As crianças que aprendem a ser optimistas quando têm 10 a 12 anos, têm metade das probabilidades para ser sentirem deprimidos durante a puberdade.

Como é que as crianças aprendem a ser optimistas?
Observando o exemplo dos pais, nomeadamente a forma como reagem perante um problema. É por isso, uma boa ideia, tu próprio(a) aprenderes a ser mais optimista (sabe como, neste post). E lembra-te, até uma criança de 5 anos, tem capacidade para compreender os benefícios do pensamento positivo, como uma ajuda para se sentir melhor.

Claro que não se deve ser excessivamente optimista (ex. uma pessoa não se vai atirar para uma piscina funda sem saber nadar, porque é tão optimista que acredita que assim que entra na água vai aprender). A melhor opção é ser optimista realista, ou seja alguém que espera o melhor mas que se previne face a alguns riscos (ex. antes de se atirar à piscina funda, aprende a nadar com alguém experiente, numa piscina em que se sinta seguro). Já o pessimista, espera sempre o pior, tanto que nem enfrenta os seus medos (ex. neste caso, nem ousaria entrar na piscina ou ter aulas de natação, pelo medo, por esperar sempre o pior, como afogar-se).

A importância da generosidade/bondade

Num estudo, constatou-se que os pré-adolescentes que praticavam actos de bondade eram mais felizes e mais apreciados pelos seus colegas de turma. Já num estudo com adolescentes generosos, estes eram três vezes mais felizes do que os seus colegas.

Mas atenção, que este tipo de gestos só faz os jovens mais felizes, se forem genuínos e não uma obrigação.

Como é que as crianças aprendem a ser generosas?
Mais uma vez, observando o nosso exemplo.

Alguns exemplos de gestos de bondade para crianças:
- animar um amiguinho que está triste;
- partilhar um brinquedo com um irmão ou um amigo;
- visitar um familiar idoso;
- doar roupas para caridade;
- fazer um gesto amigo do ambiente (ex. colaborar na limpeza do areal de uma praia, com outros jovens e adultos).

Há mais alegria em dar do que em receber
Constatou-se que as crianças são mais felizes ao dar guloseimas aos outros do que ao recebê-las  (são ainda mais felizes se as guloseimas que estiverem a dar forem suas, do que em guloseimas idênticas que não lhes pertencem).

A importância da gratidão

O facto de valorizarmos o que temos (em vez de nos queixarmos constantemente pelo que não temos), pode aumentar a felicidade em cerca de 25%.

Uma criança que não aprende a ser grata, tem tendência para se sentir frustrada com frequência (quando não obtém o que deseja) - isto, até por coisas aparentemente insignificantes. E é assim que aprenderá a agir ao longo da vida.

Como ensinar a gratidão às crianças?
Através de uma série de actividades que estimulem a gratidão (conhece exemplos neste post). Estas actividades deverão ser repetidas com frequência, até que se tornem um hábito.

A importância da brincadeira

As crianças de hoje em dia passam menos 8 horas a brincarem naquilo que querem, usando a sua própria criatividade, do que aquelas que foram crianças há 20 anos atrás.

Antes de inscrevermos as crianças em 1001 actividades extra-curriculares, devemos ter em atenção os benefícios da brincadeira, que são os seguintes:
- desenvolve a criatividade;
- aumenta as habilidades motoras;
- aumenta as habilidades sociais;
- melhora a cognição;
- melhora a força emocional.

A importância da actividade física

Praticar desporto numa equipa, ou pura e simplesmente por divertimento, faz com que as crianças se sintam mais felizes e que sejam mais bem comportadas. O exercício físico é, aliás, uma das actividades que mais eficazmente consegue estimular a felicidade.

As crianças portuguesas praticam actividade física, no dia-a-dia?
Num conjunto de 29 países, Portugal está em 24.º relativamente à prática frequente de actividade física (não chega a 15 % as crianças que o fazem). É curioso que Espanha, um dos países onde as crianças são mais felizes, está em 4.º lugar em termos de prática de actividade física.

Sentir-se competente é o segredo
Adolescentes que pensam que são bons a praticar desporto apresentam níveis mais elevados de bem-estar, do que aqueles que realmente são bons a praticá-lo (nota que ambos os aspectos podem coincidir, ser bom e pensar em ser bom, mas o mais importante é mesmo acreditar em si próprio).

O excesso de tempo a ver TV
Num estudo de 7 anos que envolveu 4.000 adolescentes, constatou-se que aqueles que passavam mais tempo a ver televisão tinham uma maior probabilidade de desenvolver sintomas depressivos, com uma taxa que crescia 8% por cada hora adicional a ver TV.

Uma vida com significado

Até crianças com somente 8 anos são mais felizes, se sentirem que a sua vida tem significado.

Como criar uma vida com significado?
- proporciona diferentes experiências aos teus filhos, para que estes possam descobrir os seus interesses e talentos;
- ajuda os teus filhos a desenvolverem os seus talentos, elogiando-os no que fazem bem e encorajando-os a repetir esse tipo de experiências;
- ajuda os teus filhos a sentirem-se úteis perante os outros, incentivando-os a realizar actividades como:
a) fazer algo simpático por um amigo;
b) fazer voluntariado;
c) planear um evento para a família ou para os amigos;
d) juntar-se a uma equipa ou clube que aprecie;
etc.
- contudo, não sobrecarregues o tempo do teu filho com demasiadas actividades, para que este não ganhe aversão justamente às actividades para as quais tem talento. A brincadeira também lhe faz falta!

Fontes: UNICEF, Happify, The Global Kids Happiness Index
Foto: niko si

3 comentários:

  1. Muito bom. Obrigada por partilhares. Bjns

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  2. Belíssimo e muito útil post. Deves ter tido um trabalhão a coligir e trabalhar todos os dados!
    Muuito obrigado.
    MR

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  3. Maravilhoso, muito proveitoso para nòs pais, so fiquei 1 pouco curiosa sobre dados do Brasil, bjs

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