Nos dias «ideais» sigo uma rotina muito própria. E digo «ideais», porque quando consigo seguir esta rotina sinto-me muita mais animada, enérgica e controlo muito melhor o stress.
Essa rotina é a seguinte:
6h30 às 6h50 - Faço a higiene diária e tomo o pequeno-almoço enquanto leio algo inspirador.
6h50 às 7h05 - Faço a higiene diária à Letícia e visto-a. (É o maridinho que a leva a casa do meu pai. Lá toma o pequeno-almoço e o meu pai leva-a à escola).
7h05 às 7h25 - Visto-me, faço as camas, tiro a loiça da máquina e retiro alguma coisa para o jantar.
7h25 às 8h00 - Deslocação para o trabalho (apesar da viagem não ser propriamente rápida, tenho uma paisagem linda para observar).
8h00 às 12h00 - Manhã de trabalho.
12h00 às 12h30 - Pausa para almoço (a minha é pequenina, só de meia-hora).
12h30 às 15h30 - Tarde de trabalho (o meu horário é assim, porque sigo um modelo nórdico de horário de trabalho).
15h30 às 16h05 - Deslocação para casa.
16h05 às 17h00 - Tempo exclusivo para mim (quando lancho, tomo um banho relaxante, faço meditação, dou uma espreitadela no blog, faço pesquisa - neste espaço de tempo só me envolvo em coisas que me fazem feliz).
17h00 às 19h00 - Arrumo a casa, preparo o jantar, faço algumas organizações extra e/ou passo a ferro, dou banho à Letícia (a Letícia chega entre as 17h30 e as 18h e pouco, mas fica entretida a brincar, a fazer trabalhos manuais ou a ver desenhos animados).
19h00 às 20h00 - Jantamos em família (com a TV desligada). No fim, arrumo a cozinha e a Letícia vai com o pai para o nosso quarto (se for Inverno) ou para a sala (se for Verão).
20h00 às 21h20 - Momento exclusivamente dedicado à família (jogamos jogos, conversamos, vimos piadas engraçadas no youtube, etc.).
21h20 às 21h30 - Dizemos as 3 coisas boas do dia e lemos uma história de encantar para a Letícia (neste caso, já no quarto dela).
21h30 às 21h45 - Adormecemos a Letícia à vez (num dia eu, noutro o meu marido).
21h45 até adormecer - Tempo para estar com o marido. Depois disso, e antes de adormecer leio sempre qualquer coisa (normalmente um livro sobre algum tema do blog e outro... bem, que me dê mais sono).
Como disse, sinto-me muito bem quando cumpro esta rotina. Parece que tenho energia para dar e vender, em casa e no trabalho.
Os problemas surgem quando algo se altera. Por exemplo quando durmo mal e me atraso, quando saio mais tarde do trabalho (chego a sair às 21h, 21h30...). Toda a rotina fica alterada e parece um círculo vicioso. Por exemplo, se num dia chego tarde, já faço tudo a correr, tenho menos paciência para actividades em família, deito-me tarde e acabo por dormir mal... Para além disso, noto, que quando não cumpro esta rotina, o momento mais sacrificado é aquele que dedico a mim mesma. E preciso desse tempo para renovar energias, para controlar o stress e até para aumentar a minha felicidade.
Os problemas surgem quando algo se altera. Por exemplo quando durmo mal e me atraso, quando saio mais tarde do trabalho (chego a sair às 21h, 21h30...). Toda a rotina fica alterada e parece um círculo vicioso. Por exemplo, se num dia chego tarde, já faço tudo a correr, tenho menos paciência para actividades em família, deito-me tarde e acabo por dormir mal... Para além disso, noto, que quando não cumpro esta rotina, o momento mais sacrificado é aquele que dedico a mim mesma. E preciso desse tempo para renovar energias, para controlar o stress e até para aumentar a minha felicidade.
Objectivo para este ano: ser mais rigorosa no cumprimento desta rotina!
Fantástico...
ResponderEliminarO teu horario também ajuda...eu preferia um horario assim de entrar mais cedo mas também sair mais cedo...
Obrigada pela partilha.
Bjinho
No meu caso mudei mesmo o horário. Anteriormente saía às 17h00, chegava a casa mais ou menos às 17h45 (pois a essa hora há mais trânsito). A fazer exactamente as mesmas horas de trabalho, chegava bem mais tarde.
EliminarSe bem que não sou tão cumpridora de horário como gostaria. Por exemplo, na semana passada, em 5 dias de trabalho, saí 4 dias mais tarde. Tenho de melhorar neste aspecto. Ganha a família e ganha o meu próprio lugar de trabalho, porque com mais energia, sou muito mais eficiente.
Bjs
Adoro de paixão o horário nórdico porque sou uma pessoa matinal. Sou muito mais produtiva de manhã do que de tarde e também eu tenho uma rotina escrita chamada "Dia feliz". Tento cumprir mas tem sido difícil acordar pelas 6h30 (tb a minha hora de escolha) quando está tanto frio!
ResponderEliminarBjs
Gostei!
ResponderEliminarTambém sou adepto do horário nórdico.
Sê feliz!
Beijinhos
Quem me dera poder alterar o meu horário assim. Mas, não posso, outras pessoas dependem do mesmo e não há possibilidade de o alterar. Tambem tento manter uma rotina diaria, mas nem sempre corre bem. E o tempo para mim é sempre o sacrificado.
ResponderEliminarBjs
No meu caso dá, porque tenho uma colega, a quem dá mais jeito fazer o horário pós 15h30. Mas, no geral, todas as funcionárias têm o seu horário preferido, umas saem às 15h, outras às 16h, outras às 00h00, outras às 8h00... Quem entra por último fica com o pior horário, mas tem sempre possibilidade de, posteriormente, mudar para um que mais lhe agrade. E com este sistema, nunca falta ninguém em nenhum sítio.
EliminarNo meu caso, o que condiciona é a distância, pois acabo por estar envolvida no trabalho das 7h25h às 16h05, isto quando não faço horas extra (o que acontece frequentemente, não por me pedirem, mas quando acho que é necessário).
Bjs
Obrigada por compartilhar. Não deve ser fácil cumprir essa rotina, aqui sempre que estabeleço horários e rotinas pra cumprir, é o suficiente para algo imprevisto acontecer e quase nada sair do jeito. É horrível.
ResponderEliminarRealmente não é fácil, principalmente chegar a casa a horas. Mas vou tentar seguir mais esta rotina, pois sinto que todos ficam a ganhar: família, trabalho e eu mesma.
EliminarBom, espero que no teu caso as coisas melhorem :)
Beijo
Muito bom!
ResponderEliminarA pesquisar o assunto rotina apareceu-me a sua. Parece-me muito bem, já que ando com problemas com isso, aliado a uma depressão que não me deixa à anos... estou à procura de novas estratégias para sair dessa! :-)
ResponderEliminarLeio um pouco do seu blog, seus posts sobre organização estão me ajudando muito, eu não fazia idéia de que na vida da pra fazer mil e uma coisas em um dia tão corrido e mesmo assim ter tempo pra nós. Obrigado por me ensinar muitas coisas!
ResponderEliminar