sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Saborear ou a minha forma preferida de combater o stress


Confesso-me: sou uma pessoa stressada e esse é o principal inimigo da minha felicidade. Mas felizmente tenho a capacidade de conseguir saborear as grandes e pequenas coisas do dia-a-dia. E no fim... sinto-me mais serena, mais alegre, o meu espírito parece acalmar.
 
Não é por acaso que isto acontece. Segundo várias investigações, saborear é uma técnica que permite, de forma rápida, aumentar o optimismo e reduzir o stress e as emoções negativas.
 
Mas o que é isto do saborear? Trata-se da técnica de perceber o que há de bom à nossa volta (aquele pôr-do-sol maravilhoso, a tua comida favorita, o prazer de ler um bom livro, de dar uma boa risada em família...), de apreciar a beleza dos pequenos detalhes, de intensificar o prazer do momento e de fazer essa experiência durar o maior tempo possível.
 
Vou dar vários exemplos. Imagina que tiveste um dia stressante e queres relaxar. Em primeiro lugar, tens de mudar de ambiente (por exemplo se te stressaste nas compras, que tal ires dar um passeio ao parque da cidade?). Leva a tua máquina fotográfica e repara na beleza à tua volta. Observa só a quantidade de plantas lindíssimas, e de animaizinhos aparentemente normais, mas que tornam a Natureza em algo mágico (já me meti numa aventura destas e senti-me outra). Acredita que chegarás a casa, mais leve, com outra disposição (isto se gostares de passeios na natureza e de tirar umas boas fotografias).
 
Outro exemplo, para começares bem o dia. Que tal tomares o teu pequeno-almoço favorito, enquanto vês o nascer do sol e aprecias uma boa música? (nota: para mim faz sentido, sou madrugadora e uma amante de boa música).
 
Há imensas actividades com as quais podes saborear (espreita esta lista). Basta teres imaginação e escolheres a que mais te agrada.
 
Podes inclusive intensificar o acto de saborear. Imagina que queres apreciar a beleza da noite na tua cidade. Dá um passeio na companhia de alguém, se fores de carro coloca a tua música favorita, anda devagar, nas calmas, repara nos pormenores (a arquitectura, a história por detrás dos monumentos, a espiritualidade de alguns lugares, a beleza simples dos milhares de luzinhas acesas na noite...).
 
Segundo Fred Bryant da Loyola University Chicago, as pessoas que saboreiam regularmente são mais felizes, mas optimistas, mais satisfeitas com a vida e... enfrentam melhor o stress.
 
Que tal experimentares? Acredita que é uma óptima forma de acalmares o teu corpo e a tua mente.
 
Foto: petalouda62                         

2 comentários:

  1. Também sou assim. E também tenho uma dica: escrever um diário de gratidão. Escrever todos os dias, pelos menos 7 motivos de gratidão (pode ser o tal pôr do sol, a comida favorita...). E não, não professo nenhuma religião, eheh.
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post! Por causa do que li aqui, nos últimos dias tenho-me lembrado mais vezes de saborear o presente ;)

    ResponderEliminar