O ritmo frenético do dia-a-dia, o stress no trabalho, as actividades sociais em que participa por obrigação, as múltiplas tarefas quando retorna a casa... não admira que esteja de tal forma extenuado, que só tenha vontade de pousar a cabeça numa almofada.
O neurobiólogo Leo M. Chalupa sugere que tenhamos um dia inteirinho de completo isolamento, ou seja livre de qualquer estímulo. Isto significa ficar longe do telemóvel, do e-mail, do facebook e afins. Longe também das solicitações no trabalho e em casa.
Apesar das relações sociais nos fazerem mais felizes, que tal abrandar e tirar um dia só para si? Pode ser ao fim-de-semana, pode tirar um dia de férias, ou se não puder fazer nada disto, dedique meia hora por dia a si mesmo, durante uma semana.
Aproveite para caminhar na natureza, meditar, ler, pintar, escrever, tomar um banho relaxante, mimar-se de alguma forma ou... não fazer absolutamente nada. O importante é escolher algo que o relaxe e que, ao mesmo tempo aprecie.
Esta actividade permite-lhe obter um funcionamento óptimo do cérebro. Ajudará a reduzir o seu stress e a melhorar a sua saúde em geral. Ajudará inclusive a incrementar a sua felicidade.
Pronto para uma pausa?
Foto: Tony Armstrong
Amanhã vou estar um dia de férias. Acho que vou aproveitar para seguir este conselho. Pelo menos durante o tempo em que estiver sozinha.
ResponderEliminarUm bom dia :)
Um dia é-me impossível tirar, mas meia horinha vou tentar :)
ResponderEliminarJá votei!
Tens um miminho no meu blog
Bjs
preciso mesmo de um momento de pausa, só para mim. Este post veio mesmo a calhar, parece que me leste os pensamentos. Bj**
ResponderEliminarAs caminhadas que consigo fazer sozinha - só eu e os meus pensamentos - fazem-me muito bem :)
ResponderEliminarOlá Mafalda, estas pausas são tão boas..fazem tão bem à alma..
ResponderEliminarBeijinhos
Parece mentira, mas não é...
ResponderEliminarestava mesmo a precisar desse momento só meu, sem horários e sem nada e decidi tirar 2 dias de férias PARA MIM!
apesar de não ter abdicado do telemóvel, net, trabalho em casa e até mesmo trabalho, trabnalho (nunca me largam), e dos afazeres da filhota e marido, posso dizer que estou com a cabeça mais liberta.
Amanhá será um mimo especial: tenho de ir ao cabeleireiro pintar este cabelo que até dá dó!
bjs
Querida Mafalda, obrigada por abordar este tema tão importante. Vivemos num mundo de estímulos e se não estivermos bastante atentos, acabamos por nos esquecer de nós próprios, caímos no "piloto automático". Temos sempre justificações prontas para o porque de não nos desligarmos das redes sociais, telemóveis, internet, etc. Dar essa parada é silenciar a mente e o coração.Nos dará a força necessária para seguirmos nossa vida com calma, harmonia interior, apesar de tudo o que possa ocorrer de menos bom.Penso que ter essa meia hora que você propõe a sós ou ter um dia inteiro para si próprio(para os que podem)fará toda a diferença, no conjunto da nossa felicidade.
ResponderEliminarBeijokasss carinhosas e ótimo dia! Elis Dias