sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sugestão para a felicidade #43: «aumentar as experiências de fluxo»


«Experiências de fluxo» pode soar meio estranho, mas é algo que pode efectivamente fazer-nos mais felizes. Estas são aquelas actividades que nos dão imenso prazer, não as sentimos como uma obrigação  e ficamos de tal forma absorvidos por elas, que esquecemos o tempo passar. Toda a nossa atenção está dirigida para aquela actividade, quase esquecemos o mundo em redor. O nosso desempenho e satisfação ficam lá nos píncaros.
 
De certeza que já se sentiu assim. Eu sinto-me assim quando faço pesquisa sobre a "felicidade", quando tiro fotografias (aliás, basta-me ver fotos bonitas para ficar encantada da vida), quando leio livros interessantes, etc. Mas há inúmeras actividades que o poderão fazer sentir assim, em «estado de fluxo»: para alguns pode ser através da pintura, outros a pescar, outros a cozinhar, outros a organizar a casa/escritório... o segredo reside em reconhecer as actividades que mais o fazem sentir assim.  Pode descobrir actividades destas na sua vida pessoal, familiar, no trabalho...
 
Depois dessa descoberta, deve incluí-las na sua agenda, o máximo de vezes possível. O importante é repetir este «estado de fluxo» voluntariamente. Contudo, vá variando entre as suas actividades favoritas (se comesse a todas as refeições o seu prato preferido, certamente enjoaria, mas variando, é sempre um prazer).
 
As vantagens destas actividades é que aumentam a qualidade de vida de quem as realiza. Levam a uma sensação de controlo pessoal, a um aumento do prazer de viver e da auto-estima... tornam-no efectivamente mais feliz!
 
Mas não basta sonhar com estas actividades, há que concretizá-las. Este ano, vou tentar envolver-me numa actividade destas, pelo menos uns minutos por dia.
 
E você, quer experimentar?
 
Foto: Kim Seng

1 comentário: