Há dias olhavam surpreendidos para a Letícia, por ela saber aos 4 anos, que o Iuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar no espaço. Sabem como é que ela sabe estas coisas? Porque aprender não tem de ser uma coisa chata. Podemos ensinar uma criança, simplesmente através da brincadeira.
Após o jantar, já é hábito a Letícia correr entusiasmada na minha direcção e pedir: "Mamã, podemos ir jogar ao «jogo dos queijinhos» (mais conhecido por Trivial Pursuit)? Com esse jogo ela consegue aprender 2 coisas: a cumprir regras (que eu não deixo fazer batota... apesar dela tentar) e cultura geral.
Depois disto, normalmente vai buscar um livro de histórias infantis. Através deles, podem-se ensinar uma série de coisas interessantes: valores como a honestidade, a bondade, a esperança (normalmente a histórias têm sempre um final feliz), a distinção entre o bem e o mal, entre o correcto e o incorrecto, como reagir perante a maldade dos outros, como lidar com alguns problemas da vida, etc.
Mas não fazemos o mesmo todas as noites... senão seria um tédio.
Durante o banho costumamos brincar às princesas ou com as barbies. Aproveito para lhe ensinar as regras de boa educação (tive a ideia numa revista de princesas): uma princesa diz sempre "Bom dia!", "Obrigada!", etc.
Por vezes pintamos juntas, ou fazemos algum trabalho manual. Para além da aprendizagem intelectual, quando ela faz algo muito bonito, aproveito para a elogiar, de modo a fortalecer a sua auto-estima.
Tenho igualmente alguns livros divertidos para ela se ir familiarizando com o inglês. Certas noites, mostro-lhe o livro "Aprendo Inglês com a Anita". Ela adora as imagens e acaba por aprender palavras em inglês.
De vez em quando levo-a a visitar museus, ou palácios. Para além de lhe mostrar onde viviam as princesas, ela fica a conhecer como era a vida noutros tempos. Tentamos mostrar o lado divertido das coisas. Na Casa dos Patudos em Alpiarça, recordo-me que a senhora até lhe mostrou um fuso de fiar, igual àquele onde a Bela Adormecida se picou.
Aproveito estas e outras situações do dia-a-dia, para a ensinar a ser feliz: tentamos descobrir juntas as actividades que nos fazem felizes (uma é partilhar um serão do riso, vendo vídeos cómicos no youtube), a ver o lado positivo da vida, a saborear o momento presente, a construir lembranças felizes e, sobretudo a nutrir a nossa relação enquanto família.
Mas também lhe dou tempo para ela brincar ao que bem lhe apetecer, que as crianças precisam de brincar. Optei por não a colocar em actividades extra-curriculares, felizmente tenho essa possibilidade. Assim, o meu pai vai buscá-lá à escolinha, e até a ir-mos buscar, brinca como só uma criança sabe fazer.
Em conclusão, existem muitas coisas interessantes para se fazer, basta ser criativo. O importante é que a aprendizagem pode ser divertida! Para além disso, duvido que os nossos filhos se esqueçam destes momentos. É nestas alturas que a Letícia me diz que é feliz!
Foto: Google images - Autor não identificado
Excelentes dicas... adorei a das princesas bem educadas :)
ResponderEliminarO meu pequenote também está a adorar jogos de mesa... quando joga sente-se como gente grande!
Excelentes dicas. Tambem tento fazer esse tipo actividades com elas. Na minha opinião estas actividades criam ligações afectivas, são memórias felizes e elas aprendem sem se aperceberem.
ResponderEliminarBjos
Olá Mafalda, só vim dizer que o meu endereço alterou ligeiramente. É que eu escrevi mal o nome do blog e só agora me apercebi - Faltava o C no Aconchegante - dah! lol
ResponderEliminarEntão o endereço agora (já corrigido) é http://saboresaconchegantes.blogspot.pt/
Bjos
Alpiarça!!! Foi onde vivi a uma grande parte da minha vida! E eu que sigo este blog à tanto tempo!!! O mundo é mesmo pequeno!
ResponderEliminarBjs e obrihada pelas inspirações