terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que deve saber sobre o cancro – dicas de David Servan-Schreiber

Há dias reli a derradeira entrevista que David Servan-Schreiber deu ao Público. Este médico é um neuropsiquiatra que sobreviveu durante 19 anos a um cancro agressivo (a percentagem de sobrevivência é inferior a 2%).

Após saber da sua doença, dedicou-se a analisar uma série de estudos sobre o cancro, para tentar perceber o porquê de algumas pessoas sobreviverem a esta doença e outras não.

E como a doença afecta (e muito) a nossa felicidade, deixo algumas dicas de David Servan-Schreiber para prevenir/lutar contra o cancro.

1 – Algumas regras simples para combater o cancro são:
a) Ter atenção aos alimentos que ingerimos;
b) Manter um certo nível de actividade física;
c) Gerir melhor o stress, através de técnicas de relaxamento;
d) Manter uma boa rede de amigos;
e) Evitar ao máximo os produtos cancerígenos.

2 – O que causa o cancro, poderá ser uma mistura de factores que alteraram o nosso estilo de vida, principalmente nas últimas décadas, tais como:
a) Uma alimentação que foi totalmente transformada;
b) Passámos a realizar menos actividade física;
c) As redes sociais e de amizade foram-se degradando;
d) Reduzimos a exposição ao sol (atenção, que o autor não aconselha a estarmos a tostar ao sol, mas sim receber a preciosa vitamina D);
e) Começámos a ser expostos a químicos com uma intensidade nunca antes vista;
f) Para além disso há genética… essa sempre existiu.

3 – Podemos contrariar a genética (isto interessa-me, por motivos óbvios!), melhorando o nosso estilo de vida, o que pode determinar se esses genes se vão expressar ou não.

Se as mulheres herdarem as mutações nos genes responsáveis pelo cancro da mama, e não fizerem nada para melhorar o seu estilo de vida, têm 80% de probabilidade de sofrer desse problema (oh my God!).

No entanto (agora as boas notícias!!!), constatou-se que as mulheres que ingerem uma grande quantidade de vegetais, têm menos de 73% de probabilidade de vir a sofrer da doença.

4 – O que ingerimos e que pode provocar cancro:
a) Álcool;
b) Tabaco;
c) Açúcar;
d) Farinhas brancas (porque no corpo transformam-se de imediato em açúcar);
e) Óleos de girassol, soja e milho (pelo desequilíbrio entre os ómega 6 e 3);
f) Produtos derivados de animais criados com rações à base de soja e milho, em vez de pastagens (eu própria já tinha falado um pouco disso no meu artigo sobre ovos biológicos).

5 – Os contaminantes químicos que podem provocar cancro são:
a) Pesticidas;
b) Alguns produtos químicos, como parabenos e ftalatos, presentes em perfumes e cosméticos (já fui verificar e os meus não contêm estes químicos – costumo comprar na The Body Shop);
c) O tetracloroetileno, que é um solvente utilizado na limpeza a seco;
d) O bisfenol (BPA), que é libertado pelos plásticos duros quando expostos ao calor (aquecimento no microondas, alimentos ou líquidos quentes, etc.).

6 – O cancro é um desequilíbrio entre inúmeros factores que o promovem e inúmeros factores susceptíveis de o travar, pelo que:
a) não é necessário entrar em pânico, se bebeu de uma caneca de plástico duro aquecida no microondas, (podemos estar a compensar esse factor com uma alimentação anticancro, exercício físico, etc.);
b) no lado oposto, se pretender utilizar um só ingrediente anticancro, é provável que não observe qualquer efeito na prevenção/cura (nota minha: o segredo está em manter um estilo de vida saudável a vários níveis).

7 – O álcool é um promotor de cancro, mas um pouco de vinho tinto (quando se fala pouco, é mesmo pouco!) parece contribuir para a eliminação do cancro e para a saúde em geral (o segredo está na moderação).

8 – O equilíbrio ómega 3/ómega 6 é muito importante para manter o cancro à distância. Não há medicamentos que possam manter este equilíbrio, tal só é possível através da alimentação. Por exemplo, as margarinas têm ómega 6 em níveis excessivos. Opte antes por azeite. Outros alimentos onde reside este equilíbrio são, por exemplo: carne, ovos e lacticínios biológicos, leite e iogurtes de soja

9 – É preferível ir buscar os ómega 3 (óptimo para prevenir o cancro) à alimentação, do que aos suplementos. Podemos encontrá-los, por exemplo, em peixes como o salmão, a sardinha, o atum (em azeite, quando são de lata) e a truta e, em menor quantidade, em frutos do mar. Já em vegetais, principalmente na linhaça (bem que ouvi falar em óleo de linhaça, mas sinceramente nunca o vi no hipermercado), mas também no agrião, brócolos e espinafres.

10 – Elimine o açúcar e farinhas brancas. Substitua por farinhas integrais, arroz integral ou basmati, massa semi-integral, pão multicereais, lentilhas, feijão, chocolate preto, frutos vermelhos.

11 – Devemos optar por produtos frescos, mas também podemos consumir congelados. Se tivermos de consumir conservas, devemos optar pelas que vêm em boiões de vidro.

12 – Consuma fruta e legumes, preferencialmente biológicos. No caso de não conseguir a versão “bio” opte por descascar ou lavar (li algures que se devem adicionar algumas gotas de vinagre na água da lavagem).

13 – O chá verde é uma óptima bebida anticancro (nota minha: se quiser ter uma boa noite de sono , opte pela versão sem cafeína, que deve dizer “desteínado” - pst! não me enganei, a cafeína no chá chama-se teína, daí o termo desteínado).

14 – Não beba água da torneira em zonas de agricultura intensiva.

15 – O seu organismo necessita de vitamina D, por isso, ou apanhe mais sol, ou tome um suplemento vitamínico (nota minha: sempre sob aconselhamento médico).

16 – Evite a sedentariedade e realize mais actividade física.

17 – Quando não conseguimos lidar com o stress ou estamos submetidos a stress excessivo, as nossas defesas imunitárias diminuem. Tente gerir o stress utilizando técnicas de relaxamento e, se necessário, recorrendo a apoio psicológico.

18 - “Os doentes com cancro que têm amigos chegados e maior apoio psicológico parecem, segundo alguns estudos, resistir melhor à doença”. Por isso, procure rodear-se de familiares e de amigos verdadeiros. Eles contribuem significativamente para o nosso bem-estar e saúde (e felicidade, acrescento eu!).

Foto: Google images – Autor não identificado
Adaptado de:
http://www.publico.pt/Sociedade/david-servanschreiber-a-minha-saude-e-muito-melhor-do-que-antes-de-ter-tido-cancro-1439607?p=1

10 comentários:

  1. bem grande luta a dele... 19 anos :O
    Bem é um vencedor

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha:) infelizmente já assisti a dois casos de familiares e apenas podemos dar carinho e força, nada mais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Post extremamente interessante... como sempre! O livro de David Servan-Schreiber "Anticancer: A New Way of Life" está na minha wishlist há algum tempo...

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente perdi os meus pais para essa doença maldita...
    Todo o cuidado é pouco.

    ResponderEliminar
  5. Li com bastante atenção.
    Gostei do que li. Tenho procurado saber tudo sobre o cancro para poder ajudar meu pai.

    Mafalda: Óleo de Linhaça há nas Ervanárias que eu já comprei para meu pai.

    Sentirem o apoio de quem os ama é de facto muito importante até porque muitos amigos desaparecem nestas alturas infelizmente ... ou felizmente pois assim sabemos quem são os verdadeiros amigos.

    Essa conversa dos genes ... assusta-me sem dúvida!!! Por isso a minha procura de uma vida mais saudável a nível físico e mental.

    Este senhor é um guerreiro!!
    Bem haja.

    Farei de tudo para que o meu pai também seja um vencedor!

    Beijos
    Obrigada pela partilha do post

    :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela partilha deste excelente texto.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Excelente artigo! Causa-me sempre algum constrangimento, dado que os meus pais faleceram de cancro, com 49 e 55 anos. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Mais um post excelente...Obrigada pela partilha..

    ResponderEliminar
  9. Olá Mafalda!!

    Poster completo e esclarecedor!! Obrigada pela partilha!!
    P.S:Já tive casos na família!!

    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails