quinta-feira, 13 de junho de 2019

Estou fã desta App: WasteApp - para saberes os destinos dos teus resíduos

Não sei se contigo acontece, mas de vez em quando eu ficava com dúvidas acerca do destino dar a certos resíduos. Então lá ia pesquisar na Net... Às vezes era fácil descobrir, noutras ocasiões ainda levava o seu tempo. Vá, e o tempo é precioso.

A WasteApp, criada pela Quercus, em parceria com a Fundação Vodafone Portugal, veio a facilitar-me imenso a vida (e atenção que isto não é publicidade). 

No meu caso, instalei-a no telemóvel, mas também podes fazer as consultas na sua página online.

Vou explicar-te como funciona.

Basta escreveres o nome do resíduo que pretendes deitar fora.  

Entretanto surgirá ou o nome do ecoponto específico onde colocar esse resíduo, ou lixo indiferenciado - se for o caso, ou um outro local específico para o seu depósito. 
A título de exemplo, pesquisei por «esferovite» e indicou-me que posso colocá-lo junto das embalagens de plástico e metal, ou seja, no ecoponto amarelo.
Pesquisei entretanto tinteiros e, neste caso, sugeriram-me os locais mais próximos onde os poderei colocar.

Contudo, como a app ainda está em desenvolvimento, por vezes há locais que não surgem na lista. Eu sei por exemplo que, na minha zona, posso deixar as rolhas de cortiça no Hipermercado Continente, mas a app ainda não reconhece esse local. Então sugere-me o Dolce Vita de Coimbra, que fica a uns bons quilómetros.

Para colmatar estas lacunas, eles próprios, no site,  pedem a nossa participação:
a) quando um resíduo não se encontra  na lista;
b) quando a localização está errada;
c) quando existem locais de recolha não mencionados. 

Assim, é uma questão de tempo, para a app ser aperfeiçoada.

Mas voltando às funcionalidades, há ainda outro tipo de pesquisa que podemos fazer. Podemos seleccionar um contentor específico do ecoponto e surgirão todos os resíduos que podemos lá depositar.

A lista de resíduos do ecoponto amarelo é maior do que a que vês na imagem, basta ver o que vem a seguir.
Outra coisa que nos mostra, é o que não colocar em cada contentor.

««»»

Em suma, acho super-útil. Então naquelas alturas em que andamos a fazer destralhe... nem imaginas o jeitaço que dá.

Fotos: Mafalda S. 
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

1 comentário:

  1. Uau, existem mesmo apps para tudo! Que excelente app, nem sempre sabemos que destino dar aos nossos resíduos, e assim já não corremos o risco de reciclar mal e/ou poluir tanto o ambiente.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails